PO CURIOSIDADES :: Quem era a atriz por baixo da fantasia de Cuca nas últimas temporadas de Sítio do Pica-Pau Amarelo?

0

Criado em 1920 pelo autor Monteiro Lobato, ‘O Sitio do Pica-Pau Amarelo‘ é o cenário de uma série de 23 livros que narram as aventuras de duas crianças de férias no sitio mágico de sua vó. Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nástacia, Emilia, Visconde… são tantos os personagens criados por Lobato, e mesmo assim, conseguimos nos recordar de cada um com o mesmo carinho e admiração. Os livros chegaram até ser traduzidos para outras línguas e lançados para vários países.

A TV, percebendo ali a mina de ouro que poderia obter, tratou de fazer sua versão live-action já em 1952, na Rede Tupi. 25 anos depois, a Rede Globo adquire os direitos e lança sua primeira versão das histórias que durou 9 anos. Em 2001, retorna para a programação em sua segunda versão no canal repetindo o sucesso das antecessoras e se consagrando ainda mais como um clássico infantil.

Dentre todos os personagens, a vilã Cuca, descrita por Lobato como uma bruxa velha com cara de jacaré e garras nos dedos como gaviões, conseguia colocar medo nas crianças ao mesmo tempo em que se tornava querida do público. Em todas as versões, foi retratada em um boneco, realmente sendo um jacaré, de cabelos loiros (com exceção da temporada de 2007, onde a atriz Solange Couto deu vida a personagem que desta vez possuía apenas uma maquiagem e dentes afiados da qual não gostava muito e, não por menos, o programa foi cancelado).

A surpresa é que desde a última quinta-feira (15) os americanos descobriram de alguma forma a vilã e começaram a utilizar gifs da personagem para expressar diversas situações. Chamada por lá de ‘alligator with a wig’, jacaré de peruca na tradução para o português, a Cuca já é um ícone internacional consagrado.

Com tanta fama, nós ficamos encucados (entendeu, en-cucados… cuca) e fomos atras para saber: Quem era a atriz que estava por baixo da fantasia da cuca durante as temporadas de 2001 a 2006?

Jacira Santos é o nome dela. Manipuladora de bonecos profissional, Jacira já tinha trabalhado em outras produções da Globo como em ‘Caça-Talentos’, telenovela infantil protagonizada por Angelica; e ‘TV Colosso’, onde estava dentro da fantasia da cadela Priscila. Entretanto, Jacira era responsável apenas pelo trabalho corporal da “jacaroa”. A voz era dublada por Mônica Rossi, que também era a voz de Priscila no outro programa infantil.

Apesar de muita pesquisa, encontramos apenas as fotos abaixo em baixa qualidade de Jacira com a roupa da personagem sem a cabeça. Se você conhece a atriz, deixe um comentário dizendo como podemos encontra-la para conhecer um pouco mais de seu trabalho.

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.