CINEPÉDIA :: O que é a captura de movimento?

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Personagens como Gollum de ‘Senhor dos Anéis’, Davy Jones de ‘Piratas do Caribe’ ou César da nova trilogia de ‘Planeta dos Macacos’ tem mais em comum do que simplesmente terem se tornado icones da cultura pop: todos eles foram criados á partir da captura de movimento (além de que a maioria foi interpretado por Andy Serkys).

O Mocap, como é popularmente chamado devido a seu nome em inglês (Motion Capture) é uma técnica que esta sendo muito utilizada no cinema para criação de personagens digitais que consigam movimentos cada vez mais realistas. O mais recente filme das ‘Tartarugas Ninjas’, por exemplo, utilizou do recurso para criar seus personagens principais e o resultado é incrível. Alguns jogos também já estão utilizando do recurso.

Engana-se quem pensa que a captura de movimentos é algo criado recentemente. Em 1914, o animador Max Fleische inventou o técnica que chamou de “rotoscopin”. O Sr. Wall Disney utilizou de técnica semelhante para a animação de seu primeiro longa metragem chamado ‘Branca de Neve e Os Sete Anões’, em 1937. Na época, atrizes vestiam roupas semelhantes a personagem que seria desenhada e encenavam algumas cenas. Os animadores assistiam e reproduziam em desenho feito a mão, quadro a quadro, cada movimento realizado. Um processo minucioso e que necessitava de muita paciência.

Com o avanço da tecnologia, softwares começaram a ser idealizados e utilizados em algumas produções cinematográficas. O primeiro a tentar usar tecnica de captura de movimento foi o filme ‘Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma’, de 1999, com o personagem tão “amado” Jar Jar Binks. Ano após ano a técnica vem sendo aperfeiçoada e já conquista um grau de realismo impressionante.

MAS COMO FUNCIONA?

Para a captura, é necessário que o ator vista uma roupa especial que contém alguns pontos de referências presos e mais alguns em sua face. A cena é filmada e os movimentos são escaneados e mapeados em um computador com um software 3D criando um “esqueleto” virtual do personagem para que possa ser animado futuramente.

A técnica vem se aprimorando e já permite que o ator possa gravar suas cenas em ambientes externos e não mais somente em um estúdio cercado de luzes especiais como era no principio. Além disso, as roupas também tem sido aperfeiçoadas para se aproximar ao realismo. O filme ‘Avatar’, de 2009, é um dos grandes responsáveis por conseguir avanços na técnica como retirar expressões faciais e movimento de lábios, além de criar um sistema em que o diretor possa ver em tempo real uma versão sem grandes efeitos da cena em que esta sendo gravada com o personagem digital.

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EU CONSIGO FAZER ISSO EM CASA?

Sim! O Kinect que você utiliza em seu X-Box é uma especie de captador de movimento. Existem softwares que podem ser adquiridos desde US$ 295 a US$ 12.500, além de que será necessário também um outro programa para mapear os dados de captura que pode custar mais US$ 4.200. Quanto maior o investimento, mais qualidade em seu resuldado final.

 

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