PO CURIOSIDADES :: 15 curiosidades de Jurassic Park que (talvez) você não saiba

0

Nesta quarta-feira, dia 13 de junho, o primeiro filme da franquia “Jurassic Park” completa 25 anos de sua estreia nos cinemas brasileiros. Em 1993, o maior clássico de dinossauros tomava conta da vida das crianças e jovens que se tornavam fanáticos pelo T-Rex. Para comemorar o sucesso, separamos 15 curiosidades sobre este longa.

Confira:

Livro de origem

O filme é baseado no livro de Michael Crichton, que leva o mesmo nome dos filmes “Jurassic Park” e foi lançado em 1990, mas a produção para fazer o longa começou em 1989, usando apenas o manuscrito que o autor possuía.

Influência na sociedade

Nos anos em que o livro e o filme foram lançados, foi registrado um aumento exorbitante no número de alunos que queriam seguir a carreira na paleontologia.

Stop Motion?

Para fazer as cenas dos dinossauros no filme, Spielberg usou computação gráfica e animais animatrônicos, mas antes dessa decisão, a ideia original era fazer stop motion. Imagina só o trabalho?

T-Rex ganhava vida

Por usar animais animatrônicos, quando chovia, o T-Rex ficava com defeito e assustava todo mundo. “O T-rex ficava maluco às vezes. Nos assustava muito. Estávamos almoçando e, de repente, o T-rex ganhava vida. A princípio não sabíamos o que estava acontecendo, e então percebemos que era a chuva. Você ouvia pessoas começarem a gritar”, disse a produtora Kathleen Kennedy. Que medo, hein?

Pouco tempo em cena

O trabalho foi gigante, mas os dinossauros feitos com computação gráfica ficaram apenas seis minutos em cena, já os animatrônicos apareceram por cerca de 9 minutos no filme.

O som da floresta

É certo que temos acesso aos ossos de dinossauros, mas afinal, que som eles faziam? Para os filmes, o som que o T-Rex emite foi produzido através da mistura de cachorro, tigre, elefante, jacaré e pinguim.

E os passos?

Para o andar barulhento do dinossauro gigantesco, a equipe de sonoplastia usou as gigantescas árvores sequoias caindo no chão.

Fezes? Argh!

No filme aparecem as fezes dos Triceratops e para fazer não foi nada fácil: misturaram argila, lama e palha e ainda por cima regavam com mel e mamão para atrair moscas. Nojinho!

Não acredito!!!

Por um ano a produção do filme construiu um dinossauro animatrônico  e fez os efeitos especiais de um bebê triceratops. Esse animal seria usado apenas em uma cena, onde uma criança montava nele. Mas, depois de tudo isso, Spielberg achou que não se encaixaria ao restante do filme e cortou a cena.

Easter Egg

Na cena em que Nedry (Wayne Knight) aparece na sala de controle, na tela do computador atrás dele é possível ver passando o filme “Tubarão” (1975) que foi o primeiro filme em que Spielberg usou um animal animatrônico.

Furação Iniki

Enquanto gravavam o filme na ilha de Kauai, o furação Iniki passou pelo local com ventos de 190 quilômetros por hora. Para se proteger, a equipe toda, incluindo os atores, dormiram em espreguiçadeiras no chão de um salão de baile. Para saírem do local, a produtora Kathleen foi até o aeroporto, que estava quase destruído e se mobiliou até Honolulu para pedir ajuda do Exército da Salvação. Em 24 horas todos estavam a salvo em Los Angeles.

Teste de loucura!

Na audição da personagem Lex, a atriz Ariana Richards contou que seu teste foi super diferente. Ela teve que ficar gritando descontroladamente para as câmeras, pois o diretor queria ver seu medo. “Escutei depois que Steven tinha assistido a fita da audição de algumas meninas naquele dia e eu fui a única que acabou acordando a esposa dele que dormia no sofá e fazendo ela correr pelo corredor para ver se as crianças estavam bem”, disse ela.

Direção correta

O diretor James Cameron, de “Titanic” (1997), tinha interesse em fazer o filme, mas depois de pronto ele declarou que ficou melhor na visão de Spielberg, já que a versão dele seria mais violenta, se espelhando em “Aliens – O Resgate” (1986).

Oportunidades

Harrison Ford recusou o papel de Dr. Alan Grant, pois achava que não era pra ele. Enquanto isso, Jim Carrey tentava a audição de Dr. Ian Malcolm, mas perdeu para Jeff Goldblum.

Concorrência

Para o papel de Ellie Sattler, a concorrência foi grande entre as atrizes Gwyneth Paltrow, Sandra Bullock, Juliane Moore, entre outras. Mas acabou ficando para Laura Dern.

O filme “Jurassic World”, derivado da franquia original, tem seu segundo filme, “Reino Ameaçado”, lançado nesta quinta-feira (14) em todos os cinemas brasileiros.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.