PO CURIOSIDADES :: 13 curiosidades sobre o clássico Branca de Neve que (talvez) você não saiba

0

Hoje, 21 de dezembro de 2017, a animação original “Branca de Neve e os Sete Anões” completa exatos 80 anos de seu lançamento oficial nos Estados Unidos.

A clássica história da menina que é odiada pela madrasta por ser a mais bela é conhecida ao redor de todo mundo. Branca descobre que a malvada manda um caçador matá-la e com a ajuda dele, foge floresta adentro. No meio de seu caminho, aparece uma pequena casinha habitada por sete anões. Contar o resto seria spoiler? Mas você já deve saber o final, né?

Para comemorar a animação desse conto antigo e amado por todos, resolvemos dividir com vocês 13 curiosidades sobre Branca, Soneca, Dengoso, Feliz, Atchim, Mestre, Zangado e Dunga.

Confira:

1- Para produzir o filme, Walt Disney teve que hipotecar sua casa. Isso porque o orçamento inicial era de $ 250 mil (dez vezes mais do que o estúdio investia normalmente em seus curtas animados). Após três anos, no fim de sua produção, o longa estava custando nada menos que $ 1,5 milhão.

.2- Mais de 750 artistas passaram seu tempo fazendo diversos desenhos e esboços para o longa. O resultado disso foi mais de 250 mil imagens diferentes.

.2- Mais de 750 artistas passaram seu tempo fazendo diversos desenhos e esboços para o longa. O resultado disso foi mais de 250 mil imagens diferentes.

Atriz Hedy Lamarr

 

3- Para as animações ficarem realistas, Walt Disney manteve no estúdio (em uma área natural), vários animais silvestres para os desenhistas observarem detalhes.


4-
Ainda para ajudar os desenhistas, foram utilizadas gravações reais, com atores, para orientá-los com a movimentação da Branca, príncipe e rainha.

5- A Disney contratou Grim Natwick, famoso por desenhar Betty Boop, para desenhar  a protagonista Branca de Neve. Ele se inspirou na atriz austríaca Hedy Lammar, muito famosa na época.

6- “A loucura da Disney” eram as manchetes que estampavam as capas de jornais no seu ano de lançamento. Ninguém apostava que alguém pagaria para ver uma animação nos cinemas. Porém depois de ser aplaudido de pé ao fim de sua primeira sessão, o título do New York Times mudou para “Muito obrigado, Sr. Disney”.

7- Quando lançado, o filme arrecadou em bilheterias nada menos que 8 milhões de dólares. Achou pouco? Pois na época foi a maior bilheteria de filme sonoro.

8- Antes, o Oscar ainda não tinha uma categoria especifica para animações, por isso, Walt Disney recebeu um Oscar honorário pela obra na 11ª edição do prêmio. (Se você olhar a foto ao lado, vai notar que foi uma estatueta diferente, composta por uma grande e sete pequenas). Disney ainda recebeu o Oscar de melhor trilha sonora.

9- Foi o primeiro longa norte-americano (entre todas animações e não animações) a ter um álbum de trilha sonora lançado.

 
Walt Disney recebendo o seu Oscar honorário

 

10- Dunga foi o último anão a ser criado, tendo sido chamado por muito tempo de “Sétimo anão”, pois ninguém da produção sabia quais características queriam dar à ele.

11- A história original era um conto de boca a boca que teve sua origem oficial relatada no livro de contos dos Irmãos Grimm.

12- Há um boato que o conto original foi inspirado na história de Margaretha von Waldeck, filha de Phillip IV. Conta a história que a madrasta, Katharina de Hatzfeld, odiava a enteada, então Margaretha foi expulsa para Bruxelas, e lá se apaixonou pelo homem que se tornaria rei da Espanha, Phillip II. Porém o casamento dos dois foi completamente desaprovado politicamente, e, coincidentemente ela morreu aos 21 anos, com suspeita de envenenamento. Até hoje nada foi comprovado.

13- Foram colocados em pauta mais de cinquenta nomes para os anões do filme, já que na versão original do conto não existia. Por fim chegaram a Zangado, Dengoso, Mestre, Feliz, Atchim, Soneca e Dunga.

 

Gostou? Agora conta para nós qual sua curiosidade preferida!

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.