DE A À Z :: Vladimir Brichta

ABC – Paulo Vladimir Brichta nasceu em 22 de março de 1976 em Diamantina (MG). Ele é ator e produtor brasileiro e está atualmente fazendo sucesso nos cinemas com o papel principal no filme “Bingo”.

ATUAÇÃO – Seu amor pela atuação o tomou após a viagem para a Alemanha, onde viu as encenações produzidas na escola de lá.

BAHIA – Apesar de ter nascido em Minas Gerais, Vladimir se mudou com a família para a Bahia aos 4 anos de idade. Antes disso ainda passou uma temporada na Alemanha, onde seu pai estudava Geologia.

CASAMENTO – Ele é casado com a atriz Adriana Esteves desde 2005 e o primeiro trabalho juntos foi em “Coração de Estudante” (2002), a segunda novela do ator. Juntos, tem o filho Vicente, a Agnes (somente de Vladimir) e outro menino filho do primeiro casamento de Adriana com Marco Ricca.

DOMINGOS – O ator Domingos Montagner, que faleceu fatalmente no ano passado, faz parte do elenco do filme “Bingo”, onde Vladimir atua como personagem principal. O filme está em cartaz nos cinemas de todo Brasil.


ESCOLHIDO – Vladimir conta em entrevista como foi escolhido para o papel de Bingo: “Mais uma vez os amigos [Wagner Moura] estavam envolvidos. O projeto surgiu lá atrás, acho que na época do “Tropa de elite 2”. Era Wagner que ia fazer, mas primeiro era só uma ideia de um filme inspirado em fatos reais. O projeto se encaminhou quando o Dan Klabin, que é um dos produtores, leu sobre o Arlindo Barreto na piauí [em 2017]. Só que Wagner não podia participar, e a princípio o Daniel Rezende não queria fazer sem ele. Depois, veio conversar comigo – certamente Wagner tem participação nessa história. Fizemos uma leitura e pronto, ele falou: "Olha, vamos fazer, sim”.

FACULDADE – Fez um curso livre de teatro na Universidade Federal da Bahia e depois se formou em Artes Cênicas na mesma Universidade.

GOSTO PELA ATUAÇÃO – Fez mais de 18 novelas e séries, mais de 10 filmes e cerca de 20 peças teatrais ao longo de sua carreira.

HISTÓRIA – Já foi indicado a 24 premiações, ganhando 11 delas.

INÍCIO – Seu primeiro trabalho foi na novela “Porto dos Milagres” (2001).

JUNTOS – Conheceu Wagner Moura ainda na época da faculdade, durante uma peça de comemoração aos 45 anos. A partir daí, nunca mais se separaram.

LAÇO DE AMIZADE – Vladimir se considera amigo irmão dos baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura. Ele já atuou com os dois em alguns papéis e diz que mantem um grupo de whatsapp.

MUNDO VIRTUAL – Vladimir não possui redes sociais e explica o porque no programa de Pedro Bial: “Não tenho vontade. Meus filhos têm. Eu não cerceio, de forma alguma, acho que faz parte. Mas eu não tenho vontade. Acho que vai me aprisionar e tomar um tempo precioso. Lamento eventualmente não poder divulgar determinados trabalhos, opinar politicamente sobre determinadas situações, mas eu não tenho vontade”.

NOME – Seu nome foi inspirado em Vladimir Herzog. Nascido na Iugoslávia, ele era judeu e durante a Segunda Guerra Mundial fugiu para a Itália e depois veio parar no Brasil. Foi professor na Escola de Comunicação e Artes (ECA) e na Universidade de São Paulo (USP). Ele foi grande nome na ditadura militar de 1964, sendo torturado e morto em 1975...

O QUE? – ...Por isso foi dado ao ator o nome de Vladimir, mas colocaram “Paulo” na frente para não arranjar confusão, já que o ator nasceu um ano após a morte do revolucionário.

PASSADO – Foi casado com a cantora Gena e teve uma filha com ela em 1997, Agnes Brichta. Sua esposa faleceu em 1999.

QUEM? – Pai de Vladimir, Arno Brichta, também foi preso e torturado durante a Ditadura Militar no Brasil.

ROCK STORY – Em sua última novela, Rock Story (2016), ele fazia papel de músico e confessa que teve que aprender a tocar guitarra, mas mesmo assim não conseguiu ao vivo, o que o deixou frustrado.

SEXY – Vladimir é conhecido por seu jeito descontraído, simpático e também sexy, sendo considerado várias vezes um sex symbol da tv brasileira.

TRABALHO – Em 2005 ele abandonou o mundo das novelas e só retornou em “Rock Story”, isso porque ele estava insatisfeito com o trabalho dele, o que afetava sua vida pessoal.

VIDA PESSOAL – Nas horas vagas, o ator gosta de surfar.


WAGNER – Para aceitar ou não o papel em “Tropa de Elite 2” (2010), Wagner Moura perguntou a opinião de seu melhor amigo, Vladimir, e este disse que jamais deveria fazer, porque  o 1 era um marco. Acho que ele estava errado, né? Mas tudo bem, ele também admite isso.

fraZs – “É importante que uma escola de artes não se comunique só com os alunos, mas se comunique com o público em geral, consumidor de artes. Isso é o mais importante. Se não ela fecha”.

“Nossa responsabilidade como pai faz com que nós tenhamos que estar presente, independentemente da vontade do outro cuidador, nós temos que estar presente”.
Share on Google Plus

About Mariana Valverde

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário