TEM NA NETFLIX:: Os 13 porquês

livro que originou a série
Lançada no dia 31 de março de 2017, a série Os 13 Porquês (13  reasons why) logo se tornou um dos
fenômenos da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jay Asher, a primeira temporada da série narra a história de Hannah Baker, adolescente que cometeu suicídio e deixou fitas cassetes explicando os motivos que a levaram a isso.

É difícil avaliar a série sem levá-la para o lado pessoal, apesar da ambientação teen a trama conseguiu ganhar muita foça tanto entre os adolescentes quanto em seus pais. Mas é preciso, antes de mais nada, lembrar que é uma série forte e que trata sobre depressão. Em alguns episódios, a plataforma alerta que algumas cenas podem ser um pouco perturbadoras, A série é, com certeza, uma mensagem para aqueles que se identificam com os porquês e não para aqueles se sentem como Hannah Baker. Não há romantização do sofrimento, e isso é um ponto muito positivo, pois trata a depressão como ela realmente é: uma doença séria, e também serve de alerta sobre o quão importante é pedir ajuda. É tudo muito cru e real.

Deixando esse alerta, vamos falar de coisa boa! A série é linda, não só pela mensagem, mas pelo seu visual. Dividida entre passado e futuro, a paleta de cores sempre muda sutilmente, mais fria para o agora, mais quente para o antes. Transitando entre tons de azul que vão para o amarelo. Sem spoilers, há ainda uma cena de trata de "outra realidade" que assume um tom rosado. Os flashbacks da narração de Hannah enquanto Clay (Dylan Minnette) ouve suas fitas é muito sutil e bonita. Os atores jovens também são um destaque,  Katherine Langford, a Hannah, faz a sua estreia no mundo da atuação com o pé direito! Mas uma das personagens com mais nuances é a coadjuvante Jessica Davis, vivida por Alisha Boe. O único problema, talvez, seja a lentidão da série para avançar. A divisão é de uma fita por episodio, e isso funciona, porém cada episódio tem um hora que poderia facilmente ser reduzida, especialmente no incio do show.
Outro ponto forte da série é a trilha sonora, com um toque todo retrô, com Joy Division e The Cure, mas também tem músicas inéditas assinadas pela produtora da série, Selena Gomez.

Por fim, Os 13 porquês é uma série bem escrita e com personagens cheios de camadas interessantes, traz uma valida mensagem forte e necessária sobre como é importante termos empatia, mas que pode causar perturbação demais em certos pontos, especialmente para aqueles que sofrem com os problemas retratados ali de alguma forma. 


Share on Google Plus

About Bruna Cagnin Fernandez

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário