DE A À Z :: Jackie Chan

ABC – Chan Kong-sang é o verdadeiro nome do nosso querido Jackie Chan. Hoje, 7 de abril, o ator, produtor, roteirista, coreógrafo, diretor de cinema e especialista em artes marciais, (ufa!), completa 63 anos. Nascido em Hong Kong, o ator tem 1,74 de altura.

ABANDONADO – Quando Jackie nasceu, seu pai, Charlie, era muito pobre e tentou o vender ao médico por US$ 26, mas não conseguiram. O deixaram sozinho quando se mudaram para a Austrália. Por isso, ele cresceu em um orfanato. Essa história dos seus pais virou um filme chamado “A Tale Of Three Cities” (2003). Detalhe: Seu pai era espião e sua mãe traficante de ópio.

BOM MOÇO – Criou o ‘Jackie Chan Stuntmen Association’. Ele treinava os membros pessoalmente e pagava suas contas médicas. Isso tudo porque os seus dublês estavam feridos e não voltariam a trabalhar com Chan.

CENAS REAIS – Ele não usa dublês para fazer suas cenas perigosas, por isso, já quebrou alguns ossos. Em 1986 ele tinha que pular de uma parede para uma árvore, e errou, caindo em um monte de pedras. Teve traumatismo craniano e perfurou um dos tímpanos, perdendo parte de sua audição.
DUBLAGEM – Dublou a si mesmo entre 2000 e 2005 no desenho Jackie Chan Adventures.

ESPECIALIDADES – Nas artes marciais, ele é especialista em Taekwondo, Hapkidô e artes marciais chinesas.

FAMA – Tem uma estrela na Calçada da Fama.

GUINESS – Em 1982 ele estava filmando “Dragon Lord”, e refez uma cena nada menos que 2,9 mil vezes!!!! Nada mais justo que entrar para o Guiness Book né?

Recebendo seu Oscar honorário
INÍCIO – No orfanato, ele teve aulas de teatro, artes marciais e acrobacias. Sua primeira participação em um filme foi aos 8 anos, no “Big and Little Wong Tin Bar”.

JACKIE – Ganhou seu apelido de Jackie na Austrália, quando trabalhou como operário de construção.

MULTITALENTO – Ele é cantor. Cantou a canção tema de Mulan, da Disney, na versão chinesa. Além de ter 20 albuns gravados em sua carreira.

NA RAÇA – Nunca entrou para uma escola de teatro oficial. Tudo que aprendeu (atuação, direção, etc) foi na raça, fazendo os filmes.

OSCAR – Recebeu em 2016 um Oscar honorário por causa da sua dedicação ao cinema.

PRODUTORA – Já teve sua própria produtora, chamada Golden Way.

QUE? – O Guiness não para por aí. Ele também entrou por “Operação Zodíaco” (2012), como o homem que teve o maior número de funções. Foram 15: ator, roteirista, diretor, diretor de fotografia, cantor da canção tema, compositor, dublê, diretor de arte, produtos, coordenador de dublês e fornecedor de comida.

RISOS – Ele consegue quebrar blocos de concreto enquanto segura um ovo, e detalhe: sem quebrar o ovo.

SÓSIA – Chan lutou muito no começo para ter seu próprio estilo. Hollywood tentava o fazer parecer com Bruce Lee, e ele queria ter sua personalidade autentica.

TRETA – Já trabalhou como segurança em uma boate e depois de uma briga, ficou dois dias tentando colocar o osso da sua mão de volta ao lugar. O estranho é que só aí ele percebeu que aquilo não era seu osso e sim o dente do cliente que estava preso na sua mão.

Uiii – Ele paga o seu seguro e de sua equipe inteira, incluindo os dublês.

VOLTA AO LAR – Chan voltou para seus pais em 1971, mas logo depois voltou para Hong Kong.

WHAT? – Diz que não deixará sua herança para seu filho, pois “se ele é capaz, ele pode fazer seu próprio dinheiro. Se ele não for, então só estará desperdiçando meu dinheiro”.


Xiii – Confessou que não é fã de “A Hora do Rush”. “Não apreciei, não gostei das cenas de ação. Senti que o estilo era americanizado e não entendi o humor americano”, disse ele.

fraZs – “Não deixe as circunstâncias controlarem você. Você que tem que mudar as circunstâncias”.

“No passado, quando eu estava em Hollywood, me senti como um cachorro. Me senti humilhado. Meu inglês não era bom. As pessoas me perguntaram “Jackie quem?””.




Share on Google Plus

About Mariana Valverde

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário