DE A À Z :: John Travolta


ABC – John Joseph Travolta nasceu no dia 18 de fevereiro de 1954 em Englewood. É ator, cantor, dançarino e piloto. É o filho mais novo do casal Helen (professora) e Salvatore (vendedor de pneus e ex jogador de futebol americano).

AVIAÇÃO – Apaixonado por aviões, ele pilota três jatos Gulfstream e um Learjet, além de ser dono do Boeing 707.

BEBÊ – Os pais de John quando o tiveram já tinham uma idade mais avançada, por isso, o consideraram um milagre. Sua educação foi liberal, John podia fazer o que quisesse.

CACHÊ – Quer saber alguns cachês do ator? Vem comigo e veja a evolução. Para ‘Pulp Fiction’ (1994) ele recebeu $140 mil; em ‘Get Shorty’ (1995), $3,5 milhões; ‘A última ameaça’ (1996), $7 milhões; em ‘A qualquer preço’ (1998) o cachê já subiu para $20 milhões e por aí vai... bastante coisa, hein?

DIFÍCIL – Para atuar em ‘Pulp Fiction – Tempo de Violência’ (1994), o diretor Quentin Tarantino levou 12 horas para convencer o ator a aceitar o papel. Por esse filme, John recebeu indicação para seu segundo Oscar.
John em 'Pulp Fiction'

ESTRELA – John tem uma estrela na calçada da fama.

FRANCÊS – Seu casamento foi feito por um ministro francês para a Igreja da Cientologia, mas foi considerado ilegal, então só se casaram oficialmente uma semana depois.

GLOBO DE OURO – Foi indicado na categoria de Melhor Ator em Musical ou Comédia em 1978 por ‘Os embalos de sábado à noite’ (1977) e em 1979 por ‘Grease – Nos tempos da brilhantina’ (1978). Voltou a ser indicado como Melhor Ator em Drama no ano de 1995 por ‘Pulp Fiction’ (1994) e em 1996 por Melhor Ator em Musical ou Comédia por ‘Get Shorty’ (1995), em 1999 foi indicado por ‘Segredos do Poder’ (1998). De todas essas indicações, ganhou somente a com o filme ‘Get Shorty’.

HITS – O ator que também é cantor já gravou quatro álbuns. ‘Can’t Let Go’, ‘John Travolta’, ‘Travolta Fever’ e ‘Whenever I’m Away From You’. Isso fez o ator ganhar o prêmio Billboard de melhor vocalista. No último álbum teve um hit que deixou o ator por um bom tempo nos TOP 20 nos Estados Unidos.

INÍCIO – Aos 12 anos, John se matriculou no workshop de teatro em sua cidade natal. Foi aí que tudo começou. Depois disso, sempre se aprimorou. Começou a ter aulas de sapateado e aos 16 largou a escola para seguir a carreira.

LISTA – Já esteve na lista dos “Novos atores mais promissores de 1976”, além de ser nomeado o ‘Homem do ano’ de 1981. Outra lista em que apareceu foi “100 maiores astros de cinema de todos os tempos”, da revista Empire em 1997.

MATRIMÔNIO – É casado com a atriz Kelly Preston. Se conhecem através do filme “Espertinhos” (1989). Em 1991 oficializaram a união. Tem três filhos: Jett (de 1992), Ella Bleu (de 2000) e Benjamin (de 2010).

NAMORO – Travolta já namorou alguém 18 anos mais velho! Isso mesmo! Foi a atriz Diana Hyland com quem contracenou em “O menino da bolha de plástico” (1976). Um ano após o lançamento do filme, a atriz morreu de câncer nos braços dele.

OSCAR – Apesar das indicações, o ator nunca ganhou nenhum Oscar.

PEQUENOS – O mais novo de 6 irmãos, todos adoravam a arte desde pequenos. Uma vez, construiu um teatro no porão de sua casa e lá faziam divertidos espetáculos.

SUCESSO – ‘Os embalos de sábado à noite’ deu ao ator a indicação ao Oscar e uma bilheteria de mais de $350 milhões. A roupa de Tony Manero (seu personagem) foi leiloada por $145 mil dólares.

TRAGÉDIA – Aconteceu na família de John uma fatalidade. Seu filho, Jett, foi encontrado morto aos 16 anos, no ano de 2009. Foi durante uma viagem da família para as Bahamas. A família o encontrou sem vida na banheira, e só depois de um relatório da perícia foi constatada a doença Kawasaki, ainda pouco conhecida, mas que causa inflamações vasculares.

UAU – Já saiu na capa da revista ‘Rolling Stone’ 4 vezes, é um recorde para um ator.

VIAGEM – Em um de suas viagens pilotando um avião, ele conseguiu pousar à noite, em uma pista congelada com uma pane elétrica total no seu jato Gulfstream. Parabéns!

WORK WORK WORK – O filme mais recente em que podemos ver John dançando é ‘Hairspray – Em busca da fama (2007), em que ele interpreta Edna, mãe da protagonista Tracy.

Xiii... – Em uma situação inusitada, John estava com a atriz Donna Pescow (Annette, no ‘Os embalos de sábado à noite’) e as fãs histéricas começaram a balançar seu trailer, para fazer o ator sair de lá. A segurança precisou imediatamente ser redobrada para a situação voltar ao normal.


fraZs – “As mulheres tem sido tão importantes na minha vida que eu não precisei perguntar a minha esposa como era interpretar uma mulher quando fiz Hairspray. Eu cresci rodeado de mulheres e tinha um monte de lembranças disso”.

Share on Google Plus

About Mariana Valverde

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário