A HISTÓRIA DOS QUADRINHOS :: ZÉ CARIOCA

Autor do texto: Marco Antonio Pedroso Cravo

Que o personagem Zé Carioca (Joe Carioca ou Joseph Carioca no original) é o primeiro personagem brasileiro dos estúdios Disney todos já sabem, mas, o que talvez muitos não conheçam é o fato desse adorável papagaio ser... PAULISTA!

Além disso, sua criação se insere na política de boa vizinhança dos Estados Unidos, que pretendiam manter aliados no continente durante a Segunda Guerra Mundial.

Origem 
Disney criou o personagem em 1942, inspirado no músico brasileiro José do Patrocínio Oliveira, integrante do grupo que acompanhava Carmem Miranda, só que o homem por trás da ave... era paulista!

José do Patrocínio era violonista e cavaquinista, nascido na cidade de Jundiaí em 1904 e o seu apelido era Zé Carioca. No início dos anos 40, passou a atuar ao lado de Carmem Miranda e a Banda da Lua, em vários filmes e foi nessa época que conheceu Walt Disney.

JOSE DO PATROCÍNIO
Walt então teria se encantado com os trejeitos do músico que era brincalhão e comunicativo e em sua visão representava o jeito alegre e “boa vida” do povo brasileiro.

Assim, o personagem foi criado em 1942, para o filme “Alô, amigos!” (Saludos, amigos! originalmente). Nesse longa-metragem os personagens Pato Donald e Pateta visitam alguns países da América Latina, mostrando seus costumes culturais. Curiosamente o personagem Zé Carioca foi dublado por José do Patrocínio, sua fonte de inspiração.

Esse foi o primeiro filme da Disney a ser exibido primeiro na América do Sul antes de ser mostrado nos Estados Unidos. Sua estréia ocorreu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1942.

O papagaio foi escolhido para representar o Brasil, pois, segundo Disney, era a ave que mais se aproximava do estilo de vida do brasileiro: despretensioso, alegre e até mesmo preguiçoso.

Quadrinhos
Nos Estados Unidos, a primeira aparição do papagaio nos quadrinhos ocorreu nas tiras de jornais, em 1942, na história “Como almoçar de graça”, sendo publicada em 48 páginas dominicais e estendendo-se até 1943. Depois disso, foi produzida sua primeira história escrita para revista em quadrinhos intitulada “O rei do carnaval”.

No Brasil, o Zé Carioca chegou aos quadrinhos na revista O Globo Juvenil em meados da década de 1940. Em julho de 1950, apareceu na capa do primeiro número da revista O Pato Donald. Em 1961, já mais bem estruturado em seu "universo", ganha uma publicação própria com a numeração iniciando no 479 e aproveitando os números ímpares da seqüência do Pato Donald, que permanecia com os números pares daí em diante.

Política
Como não poderia deixar de ser, o personagem carrega um pouco de política na sua criação. Em 1941, os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial e receosos em perder aliados no seu próprio continente, estabeleceram a política da boa vizinhança buscando consolidar sua hegemonia na América Latina, valendo-se do enorme poder de sedução de sua indústria cinematográfica.

Dessa forma, Walt Disney visitou o Brasil naquele mesmo ano a mando de seu governo e depois (1942) criou o famoso personagem para mostrar a amizade entre os brasileiros e norte americanos.

Polêmicas
Na tentativa de “homenagear” o povo brasileiro e estabelecer a política de boa vizinhança para o seu país, Disney criou um papagaio malandro, sem escrúpulos, egoísta, desonesto, mulherengo, que não gosta de trabalhar e prefere ficar sambando o dia todo.

Se a intenção de representar o Brasil era boa, isso se perdeu em algum lugar no processo criativo. Mesmo assim, não podemos deixar de destacar a importância desse personagem, inicialmente secundário, criado talvez pelos motivos errados, mas, que sobrevive até hoje com os seus quase 75 anos.

Fontes:
www.aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/terra-brasilis/ze-carioca-era-paulista-434986.phtml.
www.guiadosquadrinhos.com/personagem/ze-carioca-(jose-carioca)/3191
www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/um_pouco_de_malandragem.html
www.ocamundongo.com.br/alo-amigos-curiosidades/


Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comentários :

  1. Epa, vi aqui outra história da origem do Zé Carioca. Paulo da Portela, com seu terno branco, em visita de Walt Disney àquela escola. E olhe que o personagem Zé Carioca que tinha, na origem, terno branco, chapéu branco com faixa vermelha e gravata vermelha, mudou muito mais de 70 anos. http://povodearuanda.blogspot.com.br/2006/12/z-pelintra.html

    ResponderExcluir