CURIOSIDADES :: O que os X-Men tem a ver com o movimento dos direitos civis?

Por Marco Antonio Pedroso Cravo

OS X-MEN E OS DIREITOS CIVIS
Que os X-Men, são uma das equipes de heróis mais famosos do universo Marvel, isso todo mundo já sabe, mas, o que talvez muitos não conheçam é que na verdade, quando foram criados nos anos 60, esses mutantes faziam uma alegoria da luta dos afrodescendentes estadunidenses pelos direitos humanos, naquilo que ficou historicamente conhecido como o Movimento dos Direitos Civis.

BREVE ORIGEM DOS X-MEN
Os X-Men foram criados por Stan Lee e Jack Kirby, pertencentes aos estúdios Marvel Comics dos Estados Unidos e estrearam em The X-Men #1 publicada em setembro de 1963.
Inicialmente eram para ser chamados de Os Mutantes (The Mutants), contudo, um dos produtores da editora teve receio de que pelo nome ser desconhecido e as pessoas não saberem o seu significado, a revista não fosse vendida.

No começo, o grupo de heróis é formado pelo Professor X (Charles Francis Xavier), fundador da equipe, Fera, Homem de Gelo, Anjo e Garota Marvel (Jean Grey).

Na história, os mutantes nasceram com alguma habilidade super-humana (Homo Superior), que geralmente se manifestam na puberdade, como resultado de súbito salto evolucionário, entretanto, são marginalizados pela sociedade que os teme, apenas por serem diferentes.

 Dessa forma, de um lado temos o Professor Xavier recrutando alunos e os ajudando a controlar seus poderes para poderem viver amistosamente com as demais pessoas, proporcionando a coexistência pacífica entre mutantes e humanos (Instituto Xavier Para Jovens Super Dotados). Já do outro, encontra-se Magneto (Erik Magnus Lehnsherr) que pregava a ideia de superioridade da raça mutante, afirmando ser impossível a convivência pacífica entre eles e a sociedade humana (Irmandade de Mutantes), tendo como aliados e pupilos Groxo, Mestre Mental, Mercúrio e Feiticeira Escarlate.

MOVIMENTO DOS DIREITOS CIVIS NOS ESTADOS UNIDOS
O Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos ocorreu entre os anos de 1955 e 1968 tendo como objetivo conseguir reformas políticas naquele país, abolindo a discriminação e segregação racial vigentes na época.

O seu marco inicial aconteceu em 01 de dezembro de 1955, na cidade de Montgomery, estado do Alabama, quando a costureira afrodescendente Rosa Park (A Mãe dos Direitos Civis), após um dia exaustivo de trabalho, ter entrado em um ônibus de volta para a casa e se sentado nos bancos da frente daquele veículo, local reservado exclusivamente para os “brancos” pelas leis segregacionistas locais. Depois disso, vários outros fatos importantes na luta pela igualdade civil ocorreram e nesse contexto sugiram dois grandes líderes, sendo eles Martin Luther King Junior e Malcom X (Al Hajj Malik Al-Shabazz, originalmente registrado como Malcom Little).

Martin Luther King Junior era um pastor protestante que defendia o combate à desigualdade racial pela não violência, sendo inclusive agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Ele lutava pelo sonho de ver todos juntos pela paz, independente de sua raça, acreditando ser possível a convivência pacífica entre “brancos” e “negros”. Foi morto com um tiro em Memphis (1968).

Malcom X, ministro islâmico, se converteu ao Islã quando estava na cadeia e utilizou esta religião na defesa de seus ideais. Pregava que a violência não era uma forma de barbárie, mas, um meio legítimo de conquistas, pois, todas as mudanças históricas se deram de maneira violenta e afirmava ser impossível a convivência pacífica entre “brancos” e “negros”, sendo necessário dividir as duas etnias para que haja paz. Foi morto com um tiro em Nova York (1965).

CONCLUSÕES

Dessa maneira, o Professor Xavier foi comparado à Martin Luther King e Magneto ao militante Malcom X. Os X-Men se referem várias vezes ao “sonho de Xavier”, o que leva a crer em uma referência ao famoso discurso de Luther King: “Eu tenho um sonho” (I have a dream), essa é a teoria mais aceita, porém, não livre de críticas.

Para alguns, na verdade Magneto representa um revolucionário do grupo Panteras Negras (organização política extraparlamentar criada com base na ideologia de Malcom X). Já os Sentinelas (robôs que caçam mutantes) teriam sido criados para simbolizar as forças opressivas dos direitos civis.

Vale lembrar que este texto não se trata de uma pesquisa histórico-científica, é apenas uma narrativa sobre quadrinhos e curiosidades, até a próxima!

Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário