10 FILMES COM :: Temas Inesqueciveis de John Williams

Nascido em 8 de fevereiro de 1932, John Williams se tornou um um dos compositores de trilha sonoras mais conhecidos no mundo do cinema. Com 49 indicações ao Oscar, praticamente uma por ano, Williams fez mais do musicas, criou verdadeiros hinos para aqueles que são fanáticos por alguns filmes.

Grande parceiro de Steven Spielberg e George Lucas, seu trabalho é conhecido pelo estilo grandioso e é fácil ser reconhecido.

Entre tantos trabalhos, escolhemos dez filmes com trilhas sonoras compostas por John Williams que provavelmente você já deve ter visto ou então deve ver:

UM VIOLINISTA NO TELHADO (Norman Jewison, 1971)


Baseado em um musical da Broadway, o filme rendeu o primeiro Oscar na carreira do maestro na categoria Melhor Trilha Sonora Adaptada. A história se passa em uma aldeia na Rússia onde vivem, sem se misturarem, as comunidades judaica e cristã ortodoxa. Como as duas seguem a risca suas tradições, o leiteiro Tevye se vê em uma situação complicada com duas de suas filhas não aceitam os casamentos arranjados por seu pai e a terceira decide-se casar com um não judeu. A situação fica ainda mais complicada quando um decreto do Czar obriga todos os judeus a abandoar a aldeia, levando sua familia ao exilio e abandono.


CONTATOS IMEDIATOS DE TERCEIRO GRAU (Steven Spielberg, 1977)


Não levou o Oscar, entretando ganhou um Grammy por melhor trilha sonora composta para um filme. No longa, que conta a história de um chefe de família que presente a chegada de alienígenas e passa a ficar obcecado com a idea de fazer contato com ET's, a música por vários momentos é usada como meio de comunicação entre os humanos e os extraterrestres.


A LISTA DE SCHINDLER (Steven Spielberg, 1993)


Uma das trilhas mais distintas desta lista, pois traz um tom mais melancolico, mas que se tornou essencial para a narrativa da historia. O filme, que se passa na era Nazista, conta a historia de Oskar Schindler, um homem que apesar de alguns defeitos, amava o ser humano e conseguiu salvar mais de mil judeus dos campos de concentração. A trilha sonora ganhou um Oscar neste mesmo ano.


HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (Chris Columbus, 2001)


John Williams ainda trabalhou nas duas sequencias seguintes da saga, mas por esse ser o primeiro trabalho com a franquia, esse é o nosso favorito devido a ter lançado praticamente esse hino para todos aqueles que são fãns de Harry Potter. Em a Pedra Filosofal, Harry Potter, um órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, até que descobre que seus pais eram bruxos e recebe um convite para ingressar na escola de bruxaria de Hogwarts. O mundo mágico em que Harry passa acontecer e todas suas novas aventuras se encaixam perfeitamente na trilha sonora criada por Williams.


JURASSIC PARK (Steven Spielberg, 1993)


Um filme que mistura a magia de se encontrar com dinossauros e o terror de ser atacado por eles precisava de uma trilha sonora a altura, e mais uma vez Spielberg se junta a Williams e cria uma das mais marcantes trilhas sonoras. A história se passa em um parque construido por um milionário onde, após ter sido encontrado DNA de dinossauros em um inseto fossilizado, é possivel recria-los em laboratório. A experiencia sai do controle e a vida de todos entram em perigo.


INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (Steven Spielberg, 1981)


John Williams mais uma vez fez parceria com Steven Spielberg. A trilha, que embalou ainda os outros filmes da série, neste primeiro longa tem uma história interessante. Quando iniciou o processo de criação, John escreveu duas versões diferentes para o tema central. Acontece que Spielberg gostou das duas e o maestro então fez um conjunto para chegar em uma versão final. O resultado foi uma das trilhas mais lembradas de todos os tempos.


E.T. O EXTRATERRESTRE (Steven Spielberg, 1982)


Existe alguma maneira de escutar essa música e não se lembrar das cenas marcantes deste longa? Não é por menos que este trabalho ganhou um Oscar. A trilha embala a história de um garoto que faz amizade com um alienigina que esta perdido na terra. Tentando protege-lo de todas as formas afim de evitar experiencias, os dois criam um forte laço de amizade.


TUBARÃO (Steven Spielberg, 1975)


Você esta na piscina e decide brincar de tubarão. Qual é a musica que te vêm na cabeça? Exatamente! Mais uma vez a parceria Williams e Spielberg criaram não somente uma trilha sonora de um filme, mas sim para uma vida. Após um terrivel ataque a banhistas por um tubarão branco, o prefeito da cidade tenta a todo custo esconder estes fatos para não afugentar os turistas. Um ictiologista e um pescador veterano são contratados na intenção de capturar o animal. Porém, as coisas são mais complicadas do que parecem.


STAR WARS: EPISODIO IV - UMA NOVA ESPERANÇA (George Lucas, 1977)


Nem mesmo George Lucas acreditava que seu filme faria sucesso, tanto, que quando lançado o longa se chamava apenas Star Wars. O filme bateu records de bilheterias, ganhou outras sequencias e a trilha sonora criada por John Williams praticamente virou um hino nerd. O músico ganhou o Oscar por Melhor Trilha Sonora, em 1978. Qual fã que não para tudo pra ver o que ta acontecendo quando escuta a Marcha Imperial?


SUPERMAN: O FILME (Richard Donner, 1978)


Imagine o herói Superman em sua cabeça. Provavelmente a trilha sonora que lhe vêm a cabeça é a criada por John Williams na primeira versão do homem de aço para os cinemas. Neste trabalho Williams conseguiu transformar superman em mais do que um personagem, mas também em uma música. A trilha sonora acompanhou o herói em muitos outros formatos e se tornou parte do herói.

Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário