PO TOP :: Amnésia


O PO Top de hoje vai falar sobre... sobre... sobre o que mesmo?
Ah! Lembrei!
A perda de memória ou amnesia é a nomenclatura que se dá a um esquecimento incomum de fatos e eventos recentes ou do passado. A causa pode ser de diversos fatos: algum trauma ou lesão causado no cerebro ou cabeça ou até mesmo por ingerir grande quantidade de álcool ou drogas ilícitas.
O fato é que Hollywood já retratou sobre o tema em diversos filmes dos mais diferentes gêneros: comédia, drama e até animação.

O PO Top de hoje traz alguns filmes que tem como tema ou retratam em algum de seus personagens a amnésia:
Amnésia 
(Memento,2000)
Um ladrão ataca um casal e acaba matando a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, sobrevive só que com uma sequela: não consegue guardar fatos recentes em sua memória muito menos sobre o crime daquele dia. Sob o auxilio de uma polaroide para se lembrar dos fatos do dia dia e tatuagens em sua pele para se lembrar do crime, ele começa uma jornada em busca do assassino de sua mulher e assim poder vingada. Dirigido por Christopher Nolan, o filme conta a história de traz fazendo com que sentimos a mesma tensão do seu protagonista. Ótimo suspense com um final surpreendente.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças 
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004) 
Já imaginou poder excluir as memórias de algo que lhe desagrada, como um amor? Clementine (Kate Winslet) esta em relacionamento conturbado com Joel (Jim Carrey) e decide aproveitar esta oportunidade para apaga-lo da memória e tudo aquilo em que lembre este relacionamento. Ao saber disso e em depressão, Joel decide fazer o mesmo, mas no meio do processo percebe que não pode fazer isso. Arrependido, ele decide reconquista-la e reviver todos os momentos de sua memória nos quais ela não participa. Jim Carrey provou mais uma vez que pode fazer parte de qualquer gênero e o filme consegue nos dar uma grande lição de moral como não sabemos lidar com nossas lembranças.


Como se Fosse a Primeira Vez 
(50 First Dates, 2004)
Lucy Whitmore (Drew Barrymore) sofreu um acidente de carro que a fez adquirir uma rara síndrome fazendo com que ela não se recorde de nada que aconteça depois daquele dia. Sua familia prefere privá-la de sofrimento e decide evitar que a moça descubra o que aconteceu, gazendo que que viva o mesmo dia eternamente. As coisas começam a mudar quando Henry Roth (Adam Sandler), um veterinário mulherengo, se apaixona por Lucy e decide fazer de tudo para conquista-la, mesmo que isso seja necessário dia após dia. A comédia esta presente em praticamente em todas as listas de filmes favoritos do público femino e, de fato, é a prova de amor que toda mulher gostaria.

A Identidade Bourne 
(The Bourne Identity, 2002)
Um rapaz (Matt Damon) é encontrado baleado na costa do Mediterrâneo. Um médico aposentando o ajuda a sobreviver, mas quando acorda o rapaz não consegue se lembrar quem é e de onde veio. Sua única pista é um chip, implantado em seu quadril, onde contém o número de uma conta num banco suíço e que seu nome é Jason Bourne. Em busca por sua identidade, Bourne começa a ser perseguido sem entender o motivo é descobre que é dotado de diversas habilidades. Assim, ele tem o desafio de se manter vivo ao mesmo tempo em que tenta lembrar o que aconteceu em seu passado. A história é baseada no livro de Robert Ludlum e rendeu duas sequencias e um outro filme fora da trilogia. Essa ação alucinante é considerado um dos melhores filmes de Damon e vem sequência por ai,
Procurando Nemo
(Finding Nemo, 2003)
Ela não é a personagem principal, mas o sucesso foi tanto que a continuação de Procurando Nemo contará sua história. Dory, é um peixe que sofre de perda de memória recente. Certo dia, acaba se esbarrando no peixe-palhaço Marlin, que esta em uma busca desesperada para encontrar seu filho Nemo, capturado por um humano. Os dois se unem e partem para uma incrível aventura que vale tudo para reencontrar o filhote são e salvo. É graças a perda de memória de Dory e sua inesquecível música "Continue a nadar..." que fazem com que o longa entre para minha lista de preferidos. O sucesso é tanto, que não foi atoa que a peixinha ganhou um filme para chamar de seu, "Procurando Dory".

Cidade dos Sonhos 
(Mulholland Drive, EUA, 2001)
Rita (Laura Harring) esta prestes a ser assassinada em sua limousine, porém colide com outro carro fazendo com que todos fiquem gravemente feridos. Rita consegue escapar rastejando até um edifício residencial, porém não consegue se lembrar de quem é o que aconteceu. Ajudada pela atriz Betty (Naomi Watts), as duas tentam descobrir sua identidade, só que nem imaginam que estão envolvidas em algo muito maior. Dirigido por David Lynch,  o longa mistura sonhos e realidades, tornando o filme mais tenso e curioso.
Para Sempre 
(The Vow, 2012)
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Page (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum), casados e vivendo uma linda história de amor. As coisas mudam após sofrerem um grave acidente de carro, fazendo com que Page não se recorde sobre nada que envolva seu casamento com Leo. O rapaz decide, então, que fará de tudo para tentar reconquista-la. Uma linda história que concerteza irá lhe emocionar.
Cine Majestic 
(The Majestic, 2001)
Olha Jim Carrey aqui provando mais uma vez pra quem quiser que pode fazer qualquer gênero de filme. Cine Majestic é um ótimo exemplo. A comédia dramática se passa na década de 50. Peter Appleton (Carrey) é um jovem roteirista de cinema que acaba sendo acusado de seguir a doutrina comunista. Sem emprego, Peter acaba sofrendo um acidente com seu carro que cai no rio. Levado pela correnteza até uma pequena cidade, quando acorda percebe que não se recorda de sua identidade. Confundido com o filho do dono da sala de cinema da cidade, que desapareceu durante a 2ª Guerra Mundial, o roteirista assumi esta identidade e redescobre seu amor por cinema e busca sua reestreia.
Cidade das Sombras
(Dark City, 1998)
Nada de acidente de carro por aqui. A história se passa em uma cidade em que é sempre noite. John Murdoch (Rufus Sewell) acorda em um hotel sem se lembrar nada sobre sua identidade. Logo no inicio de sua busca, descobre ser o principal suspeito de ser o autor de horríveis assassinatos. Ao mesmo tempo que é perseguido, John tenta compreender o que está acontecendo e quem realmente é.

MENÇÃO HONROSA

Se Beber, Não Case!
(The Hangover, 2009)
Decidimos colocar Se Beber, Não Case! apenas com uma menção honrosa pois ninguém sofre de doença de perda de memoria. A culpa aqui é de uma droga da boa que faz os amigos Stu (Ed Helms), Phil (Bradley Cooper) e Alan (Zach Galifianakis) se esquecerem completamente do que aconteceu na noite de despedida de solteiro de Doug (Justin Bartha). Acontece que além disso, o noivo sumiu. Para encontra-lo a tempo de chegarem ao casamento, o trio precisa forçar a memória e reconstruir os eventos da noite anterior, tendo como pista um dente perdido, um tigre no banheiro e um bebê no closet.

Lembra de mais algum que não esta na lista?
Quer ver alguma algum assunto por aqui?
Deixe seu comentário e até o próximo PO TOP.

Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário