PO Top - Culinária


O cinema tem o poder de nos transportar para lugares mágicos.
De fazer-nos acreditar em sonhos
e vive-los.
Mas, o cinema consegue também nos abrir o apetite.
Enquadramentos perfeitos e  aquela fumacinha saindo da comida em cena são capazes de até mesmo fazer-nos sentir o gosto e o cheiro do prato.
E é sobre isso que o PO Top fala hoje.
Confira os 10 melhores filmes sobre culinária.

10º - Sabor da Paixão
Dona de um restaurante na Bahia, a vida de Isabella (Penelope Cruz) muda radicalmente quando ela descobre a traição de seu marido, Toninho (Murilo Benício). Decidida em se divorciar, ela parte para San Francisco, onde busca dar a volta por cima e assume o comando de um programa sobre culinária.
09º - O Jantar
O filme se passa nas duas horas em que várias pessoas estão em um restaurante. Neste tempo, os dramas e a vida de vários personagens se revelam, entre eles os da dona do restaurante, de um culto professor que gosta de jogar cartas, de uma quarentona que tem problemas com a filha, e de um professor universitário preso numa complicada relação amorosa com uma de suas alunas.
08º - Estomago
Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).
07º - Como Àgua Para Chocolate
A cozinha tem papel importante na trama que se passa numa fazenda mexicana, na fronteira com o Texas no início do século 20. No centro de tudo a sofredora Tita de La Gaza (Lumi Cavazos), obrigada pela mãe a renunciar ao amor de Pedro Múzquiz (Marco Leonardi), pois como filha mais nova deve permanecer solteira para cuidar da mãe na velhice. Para permanecer perto dela, Pedro aceita se casar com a irmã mais velha da casa. Exímia na cozinha, Tita vai operando seus milagres e esquecendo os dissabores com receitas e segredos que aprendeu com a velha cozinheira. Por exemplo, bastam lágrimas derramadas na massa do bolo para provocar enjôo em todos os convidados do casamento da irmã. Por meio da comida e do prazer em manipular os ingredientes, ela vai modificando as situações e extasiando os espectadores.
06º - Sem Reservas
Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, que se sente deslocada na rotina da tia.
05º - Chocolate
Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.
04º - Ratatouille
Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.
03º - Julie & Julia
Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.
02º - Toast
Em 1957, Nigel Slater tem apenas 9 anos, ama sua mãe que é uma péssima cozinheira enquanto ele tem grandes aspirações culinárias. Quando ela morre de asma, Nigel fica com o pai e logo tem uma nova madrasta: Joan, que é uma excelente cozinheira, mas isso só aumenta a rivalidade entre os dois.
01º - A Festa de Babette
Dois adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor. Seu banquete impressinou os convidados. Babette foi chef de cozinha francesa e trabalhou no chique Café Anglais (que existiu de verdade). O diretor trata a comida como "forma de elevação espiritual".

Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comentários :

  1. Comer, Beber, Viver (Yin Shi Nan Nu),do diretor Ang Lee,merecia estar nessa lista.Fica a sugestão.

    ResponderExcluir