PO Top - Guerra


Filmes de guerra é um dos gêneros mais rentáveis do cinema. Conseguem trazer fatos históricos e um show de efeitos especiais que o público adora.

A Revista Aventuras na História, reuniu grandes especialistas em cinema como: Rubens Ewald Filho, Fabio Onça, entre outros, e lhes deu a difícil missão de eleger os dez melhores filmes de guerra de todos os tempos.
O resultado você confere logo a baixo no nosso PO Top de hoje:

10º - Waterloo
Após derrotar a França e aprisionar Napoleão em Elba, terminando duas décadas de guerra, a Europa descobre chocada que Napoleão fugiu e fez com que o Exército Francês largesse o rei e se unisse a ele. O melhor dos generais britânicos, o Duke de Wellington, derrotara os melhores generais de napoleão em Espanha e Portugal, mas nunca enfrentara Napoleão. Os dois irão enfrentar-se em Waterloo, onde o destino da Europa será decidido.


09º - Cruz de Ferro
Em 1943, durante a Segunda Grande Guerra, na Península de Taman, o exército alemão sofre enormes baixas ao tentar invadir a Rússia. Para piorar, o conflito fica ainda mais acirrado quando o sargento Steiner (James Coburn) bate de frente com capitão Stransky (Maxmilian Schell), cuja obsessão é conquistar a condecoração Cruz de Ferro.


08º - A Lista de Schindler
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.


07º - Além da Linha Vermelha
Durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico. Assim, um grupo de jovens soldados enviado para lá, trazendo alívio para as esgotadas unidades da marinha. Lá os recém-chegados conhecem um terror que nem imaginavam, mas no meio deste desespero surgem fortes laços de amor e amizade.


06º - O Resgate do Soldado Ryan
Durante a Segunda Guerra Mundial, o alto comando do exército descobre que quatro irmãos Ryan estavam nas forças armadas e que três deles foram mortos. O Capitão John Miller (Tom Hanks) é designado para salvar o último soldado da família Ryan que ainda está vivo e retirá-lo do conflito. Porém, é preciso descobrir onde ele está, percorrendo diversas regiões do território em guerra. Durante a missão, Miller e seus soldados enfrentam inimigos e seus próprios medos. O filme se inicia com a batalha do Dia D, quando Miller e seu batalhão se aproximam da praia de Omaha, no dia 6 de junho de 1944, frente à artilharia alemã, em uma inesquecível sequência de 24 minutos até a vitória americana.




05º - Tempo de Glória
Durante a Guerra Civil é dado para um jovem sem experiência (Matthew Broderick), mas de uma influente família, o comando do primeiro batalhão composto exclusivamente por soldados negros.


04º - Cartas de Iwo Jima
Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.


03º - Glória Feita de Sangue
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.


02º - Sem Novidade no Front
Sete patriotas estudantes alemães são iludidos quanto as maravilhas da guerra. Porém, no campo de batalha, descobrem da pior maneira possível seus horrores, traumas e vidas que nunca mais serão as mesmas. Oscar de Melhor Filme e Direção.


01º - Apocalypse Now
Durante a guerra do Vietnã, o Capitão Willard (Martin Sheen), enlouquecido, desaparece na selva do Camboja à procura do Coronel Kurtz (Marlon Brando). Durante sua busca, o agente se depara com situações estarrecedoras e testemunha absurdos mostrados com dramaticidade, em uma odisséia muitas vezes surrealista, que mostra a devastação e o horror da guerra.


 
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

13 comentários :

  1. Cadê o Band of Brothers???????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. Dessa Lista eu só não assisti Waterloo, que por coincidência baixei essa semana e vou tentar assistir ainda hoje.

    ResponderExcluir
  3. Venho aqui convidá-lo a divulgar os posts do seu blog em um novo agregador de notícias...
    www.noticias.googli.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Alguém pode me explicar esse site? o.O

    http://www.divulgablog.site11.com

    É isso mesmo que eu to pensando? Impossível

    ResponderExcluir
  5. A Lista de Schindler não é filme de Guerra é drama.

    Além da minha vermelha é muito ruim além de parado.

    Apocalipse now é tambem muito ruim.

    Eu prefiro Platoon, Fomos herois, Tora Tora Tora, Em busca da honra

    ResponderExcluir
  6. "Platoon" e "O último batalhão"estariam na minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Cadê o RAMBO????????

    ResponderExcluir
  8. Cadê o Band of Brothers???????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  9. cade o circulo de fogo? este filme merece estar entre os 5 primeiros

    ResponderExcluir
  10. A lista é boa, e filmes como Círculo de Fogo, Platoon, Pecados de Guerra poderiam estar ai tbm.

    ResponderExcluir
  11. toda lista é controversa...

    Faltou 2 que NUNCA poderiam estr fora

    Círculo de fogo e O menino do pijama listrado

    Obs. Band of Brothers não é filme, é uma mini série (a melhor de todos os tempos, inclusive a primeira foto do post é desta série)

    ResponderExcluir
  12. faltou o genial 'Nascido para Matar' do Stanley Kubrick

    ResponderExcluir