PO Top - Mitologia Grega


As histórias e mitologias gregas sempre serviram para ótimas produções em Hollywood.
A riqueza de detalhes e as vastas dramas entre Deuses e humanos nos presenteiam com verdadeiras obras primas.
A lista é grande, mas ainda sim sempre ficamos ansiosos para ver quando uma nova história envolvendo os mitos gregos surge nas telas.

O PO Top de hoje traz os 10 melhores filmes envolvendo a mitologia grega:

10º - E aí Meu Irmão, Cadê Você?
Adaptação da Odisséia de Homero para a década de 30. Em plena Era da Depressão Americana, três prisioneiros de uma cadeia do Mississipi conseguem escapar da prisão. São eles: Everett Ulysses McGill (George Clooney), o doce e amável Delmar (Tim Nelson) e sempre zangado Pete (John Tuturro). Sem nada a perder e ainda presos por correntes, o trio embarca na aventura de suas vidas, na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. Só que um xerife misterioso parte para tentar recapturá-los, criando problemas para os prisioneiros foragidos.
09º - Troia
Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).
08º - Imortais
O rei Hiperion (Mickey Rourke) está em busca do arco de Épiro, uma poderosa arma que pode matar até mesmo deuses. Para encontrá-lo ele conduz seu exército a todos os vilarejos, deixando um rastro de destruição. Theseus (Henry Cavill) vive tranquilamente em uma pequena vila encravada na montanha, ao lado da mãe e de um senhor (John Hurt) que é seu tutor desde quando era criança. O que Theseus não sabia era que o velho na verdade era Zeus (Luke Evans), o rei dos deuses, que vinha à Terra sob a forma humana por acreditar em seu potencial. Quando as tropas de Hiperion chegam à vila elas matam a mãe de Theseus e o capturam. No cativeiro ele está entregue à morte, mas recebe apoio de Phaedra (Freida Pinto), uma vidente que também está presa e teve uma visão em que Theseus emçunha o cobiçado arco de Épiro.
07º - Orfeu Negro
No Carnaval Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista que morra no morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). Mas o amor de Orfeu por Eurídice irá despertar o ciúme de sua ex-noiva, Mira (Lourdes de Oliveira). Inspirada no mito de Orfeu, que enfrentou Hades com a sua música, para resgatar a amada Eurídice.
06º - Fúria de Titãns 2 
Dez anos depois, o semideus Perseus (Sam Worthington) leva uma vida pacata de pescador enquanto cria seu filho, Hélio (John Bell). Os deuses estão enfraquecidos, já que os humanos não estão mais rezando para eles. Esta situação permite que Hades (Ralph Fiennes) e Ares (Édgar Ramírez) elaborem um plano para libertar Cronos, o pai de Hades, Zeus (Liam Neeson) e Poseidon (Danny Huston), que está aprisionado no tártaro. Para que o plano funcione Hades e Ares capturam Zeus, o que faz com que Perseus parta para salvá-lo.

05º - 300
O rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam até a morte contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.
04º - Hércules
Na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules (Tate Donovan), o filho de Zeus (Rip Torn) e Hera (Samantha Eggar). Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades (James Woods), não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados (isto demorará 18 anos) e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules, que na época será um jovem. Assim Hades ordena para duas entidades que dêem para Hércules uma poção que o transformará num mortal. Ela precisava ser toda ingerida e, por Hércules não ter bebido uma gota, ainda fica nele uma centelha divina, que lhe dá uma enorme força. Porém ele não é mais um deus e assim não pode viver no Olimpo. Hércules passa a ter como pais adotivos Alcmena (Barbara Barrie) e Anfitrião (Hal Holbrook). Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói.
03º - Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Percy Jackson (Logan Lerman) é um jovem que enfrenta problemas na escola, devido ao que acredita ser dislexia e déficit de atenção. Ele foi criado por sua mãe, Sally (Catherine Keener), e vive com Gabe Ugliano (Joe Pantoliano), seu padrasto, que odeia. Após ser atacado em plena excursão escolar, é revelado a Percy que ele é um semideus, ou seja, filho do deus Poseidon (Kevin McKidd) com uma humana, e possui poderes. Protegido por Grover Underwood (Brandon T. Jackson), ele é levado ao acampamento dos meio sangue, onde está em segurança. Lá ele tem Chiron (Pierce Brosnan) como tutor e passa a treinar para se tornar um grande guerreiro. Só que Percy é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean), uma poderosa arma de destruição que pode fazer com que os deuses entrem em guerra. É quando Hades (Steve Coogan) visita o acampamento e oferece a Percy uma troca: que ele entregue o raio, o qual não possui, em troca da devolução de sua mãe, que faleceu em meio à fuga. Ele então parte para chegar ao Mundo Inferior, onde vivem Hades e Perséfone (Rosario Dawson), juntamente com Grover e Annabeth Chase (Alexandra Daddario), uma poderosa guerreira que conheceu no acampamento.
02º - Malpertuis
Um marinheiro em passagem por sua cidade natal envolve-se numa confusão, é atingido na cabeça e acorda numa misteriosa mansão gótica, pertencente a um lorde moribundo - Orson Welles. lá encontra sua irmã, parentes e outros excêntricos moradores, num verdadeiro labirinto de personagens da mitologia grega.
01º - Fúria de Titãs
Perseu (Sam Worthington) descobre que é o filho mortal de Zeus (Liam Neeson), mas recusa-se a aceitar tal condição. Contudo, para salvar a cidade de Argos da fúria dos deuses do olimpo e da vingança de seu tio Hades (Ralph Fiennes), ele vai ter que enfrentar uma perigosa jornada contra terríveis criaturas como a Medusa para salvar os simples mortais e a bela Andrômeda (Alexa Davalos) do sacrifício para o monstro Kraken
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

14 comentários :

  1. O FILME Percy Jackson é uma merd@, o livro é 1 milhão de vezes melhor

    ResponderExcluir
  2. Citaria mais alguns na lista:
    Alexandre (2004)
    Fúria de Titãs (o original de 1981)
    Jasão e os Argonautas (1953)
    Orpheu e Euridice (2000)

    ResponderExcluir
  3. 0 melhores filmes para quem? com certeza, para alguma criança sem o minimo de noção sobre cinema.

    ResponderExcluir
  4. Po fala serio né!! vc fala que esses filmes são os melhores!!

    ResponderExcluir
  5. infelizmente essa lista é ridicula, tirando troia os outros filmes nao sao nada leais as hitorias mitologicas

    o 1º deveria ser a odisseia

    ResponderExcluir
  6. cara, que coisa ridícula! Desculpa mas não concordo, por que todas elas distorcem a mitologia e a própria cultura e regras gregas da época. É que eu gosto muito de história e acho uma total maluquice o que esses caras fazem com a cultura grega. Efeitos especias e atores: ok. História e direção: 0.

    ResponderExcluir
  7. fala sério essa lista é trolagem...

    ResponderExcluir
  8. Amigo, lamento estragar sua fantasia mas a batalha das termópilas é fato histórico, não mitologia.
    Interessar-se por mitologia é interessante, mesmo os filminhos meia-boca de hoje dão conta desse recado (parece que o diretor tá mais interessado no protagonista fazer um Combo de Street Fighter que contar algo congruente com o que a mitologia cita) , mas ignorar o Fúria de Titãs original é pecaminoso demais.
    O brabo é se interessar por mitologia e não na aula de história.

    ResponderExcluir
  9. Troia? um filme feito unica e exclusivamente para mostra a bunda do Brad Pitt, se Zeus existisse provável mente fulminaria o diretor e roteirista desse filme.

    ResponderExcluir
  10. Cadê os filmes dos anos 60 e 70, são melhores que os novos.

    ResponderExcluir
  11. Desculpa amigo, mas vc não sabe NADA de mitologia. Nem se deu ao luxo de procurar na Wikipedia sobre o assunto que os filmes distorcem. Acredito que vc nem deva ter assistido p nao ter senso critico.

    Desculpa ae, muda o tema do blog, que de cinema vc nao entende.

    ResponderExcluir
  12. você é burro!!!
    colocou os piores filme!
    onde esta A odiseia?

    ResponderExcluir
  13. Fala sério, vc colocou os piores, cadê "helena de tróia" e "a odisseia"???

    ResponderExcluir
  14. O filme "imortais" parece q vai ser bom e tal, até q chega a parte da grande luta, eles fazem os titãs parecerem seres fracos e os deuses então, morrem por qualquer coisa, cara, eu me recuso a aceitar q os titãs são aqueles seres magrelos e fracos....

    ResponderExcluir