PO Top - Dirigidos por Mulheres


Que as mulheres vem comprovando que são capazes de se igualar aos homens em diversos setores já é comprovado. Porém, ainda existem alguns pontos que necessitam ser mais explorados por elas.

É o caso da direção de cinema. Apesar de muitas se aventurarem na profissão aqui no Brasil, a situação é diferente em outras partes do mundo. Elas ainda não ganharam nenhum Oscar na categoria e apenas um Globo de Ouro, mas já demostraram que sabem sim fazer bons filmes e bem feitos.

No mês da mulher, o Parada Obrigatória traz os 10 melhores filmes dirigidos por mulheres:


10º - Yentl - Barbra 
Narra a história da garota polonesa Yentl Mendel. Filha de um rabino que ensina o estudo do Talmud (a codificação das leis judaicas), Yentl secretamente participa das aulas vestida de menino, uma vez que a prática religiosa é permitida apenas ao sexo masculino. Quando o pai da jovem morre, ela decide continuar os estudos e segue para uma escola. Seu grande desafio será manter o disfarce e ainda controlar seu coração feminino ao se apaixonar por um amigo da classe.
09º - Os Reis de Dogtown - Catherine Hardwicke
Nos anos 70 as ruas de Venice, na California, foram palco de uma revolução no mundo do skate. Um grupo de amigos decide levar os movimentos do surf para o skate, criando movimentos agressivos e sinuosos. Eles formam os Z-Boys, um grupo que na sua grande maioria é formado por jovens que levam uma vida difícil em casa. Treinando em piscinas vazias da cidade, eles aos poucos vão se tornando verdadeiras lendas dentro do universo do skate.

08º - Psicopata Americano - Mary Harron
Patrick Bateman (Christian Bale) jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

07º - Encontros e Desencontros - Sofia Coppola
Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos. Resolvem então partir pela cidade juntos. A eles junta-se uma jovem atriz chamada Kelly (Anna Faris), com quem vão viver algumas aventuras pela cidade de Tóquio.

06º - As Melhores Coisas do Mundo - Laís Bodansky
Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

05º - O Piano - Jane Campion
Na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava há pouco tempo sendo colonizada, para lá se muda Ada McGrath (Holly Hunter), um mulher que quando tinha seis anos de idade resolveu parar de falar. Ela vai na companhia de sua filha, Flora (Anna Paquin). O motivo de ter ido para lá é que Ada se casou com Stewart (Sam Neill) em um casamento arranjado, já que ela nem conhecia seu noivo. Ada imediatamente antipatiza com Stewart quando ele se recusa a transportar seu amado piano. Stewart negocia o instrumento e o passa para George Baines (Harvey Keitel), um administrador da região. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento, que Ada daria para ele. Mas estas "aulas" se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos, onde Baines pagava Ada com uma ou mais teclas do piano, sendo que o pagamento estava relacionado à intensidade de intimidade proporcionada. Porém, logo esta situação sai do controle, gerando trágicas conseqüências.

04º - Um Casamento à Indiana - Mira Nair
A família Verma se reúne em Nova Delhi para um casamento arranjado às pressas. Várias histórias se entrelaçam, retratando diferentes aspectos do amor e atravessando fronteiras geográficas, sociais e morais. Após um relacionamento fracassado, Aditi (Vasundhara Das), a noiva, aceitou casar-se com Herman, um engenheiro texano, e encontra-se apreensiva com a mudança para os Estados Unidos. Lalit (Naseeruddin Shah) e Pimmi (Lillete Dubey), seus pais, enfrentam o desafio de manter as tradições familiares enquanto Dubby (Vijay Raaz), o responsável pelo cerimonial, apaixona-se pela empregada da família. E há também a presença da independente Ria e da adolescente Ayesha (Neha Dubey), primas de Aditi.

03º - Pequena Miss Sunshine - Valerie Faris
Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.

02º - Guerra ao Terror - Kathryn Bigelow
JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

01º - Quero Ser Grande - Penny Marshall
História fantástica sobre um menino de doze anos que pede para se tornar adulto a um boneco em um parque de diversões. No dia seguinte, ele já aparenta ser um adulto e a mãe o expulsa de casa, pois não conhece aquele estranho. Entretanto, ele continua sendo uma criança, apenas seu corpo cresceu, e este seu lado infantil será uma arma a seu favor no mundo dos adultos.
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário