PO Curiosidades - Oscar

Na noite de ontem aconteceu mais uma edição do Oscar, por isso vamos ver um resumo da sua história.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada no mesmo ano em que os filmes começaram a falar, 1927. Louis B. Mayer, presidente da Metro-Goldwin Mayer foi quem deu a ideia de unir um grupo de 36 diretores e atores para prêmiar e incentivar o mercado cinematografico.
A primeira entrega das estatuetas só aconteceu em 1929. Antes, a premiação era realizada com almoço ou jantar em hotéis ou grandes restaurantes. O resultado era previamente conhecidos, a decisão sobre os ganhadores era formada por um acordo pelos grandes chefes dos estúdios. Atualmente acontece no Teatro Kodak e contém 25 categorias. O critério de seleção é demorado e envolve cerca de mais de 4.755 pessoas. Todos são profissionais do cinema: atores e atrizes, produtores, diretores, roteiristas, cenógrafos, montadores, fotógrafos, músicos, maquiadores.
A Price Waterhouse, empresa de consultoria e estatística, organiza a votação na qual cada integrante da Academia vota em candidatos de sua mesma especialidade (fotógrafos votam em fotógrafos, atores em atores, etc.), mas todos elegem o Melhor Filme. Em uma segunda fase, a firma seleciona os cinco mais votados em cada categoria e é feita nova votação, desta vez com todos os membros da Academia.
O sigilo é absoluto e jamais se soube de algum caso de quebra de segredo. As cédulas são enviadas pelo correio e devolvidas à Academia em envelopes sem identifição do remetente. Já a apuração é feita por computador e colocada em envelopes lacrados, que são abertos apenas na noite da entrega do Oscar. Nem a Academia sabe de quantas estatuetas vai precisar.
A estatueta sempre foi a mesma: 35 cm de altura, pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito. Ganhou forma nas mãos do escultor George Stanley.
Os vencedores assumem o compromisso de nunca vendê-los, a não ser para a própria Academia e pelo preço simbólico de 10 dólares.
Apenas durante a Segunda Guerra Mundial foi que a estatueta passou a ser de gesso pintado em tons de ouro. A intenção era economizar metal. Logo após a Academia mandou os originais aos premiados.
Sobre o nome, três histórias cercam a escolha de Oscar: Uma delas conta que a secretária da Academia, Margareth Herrick teria achado a imagem parecida com a de seu tio Oscar, ela se referia a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. Outra atribui o apelido a Bette Davis, que, brincando, afirmou que a estatueta era "a cara" de seu ex-marido Harmon Oscar Nelson. O colunista de cinema Sidney Skolsky também reivindicou a autoria do nome.
Algumas curiosidades:
- Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos o tempos: 64.
- Houve apenas dois empates: em 1933 Wallace Beery (The Champ) e Fredric March (O Médico e o Monstro) dividiram o prêmio de melhor ator. Em 1969 foi a vez de Barbra Streisand (Funny Girl) e Katharine Hepburn (O Leão no Inverno) dividirem o de melhor atriz. Na época, era considerado empate um resultado que desse uma diferença de até três votos entre os mais votados. Hoje, o empate se tornou muito mais difícil porque o número de votos precisa ser rigorosamente igual.
- O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942 por Rosa da esperança, foi o mais longo da história da premiação. Durou mais de uma hora.
- Ao entregar o prêmio de Melhor Curta-Metragem em 1977, o comediante Marty Feldman se atrapalhou e deixou cair a estatueta, que se partiu em vários pedaços.
- Ao ouvir seu nome sendo chamado para receber a estatueta de Melhor Atriz Regresso para Bountiful), Geraldine Page demorou alguns segundos para se levantar. Nada de emoção, ela não conseguia achar os sapatos sob a mesa.
- Tatum O' Neal foi a criança mais nova a receber um Oscar: aos dez anos como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel (1973).
- Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, são os filmes mais " oscarizados ", conquistaram, onze estatuetas cada um.
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

3 comentários :

  1. Parceiro, o blog Antenado sairá do ar em 17 de março, pois tive problemas com o servidor dele. No lugar está o Ciberespacos.com onde escrevo sobre os mesmos assuntos.
    Já te linkei lá, agora só falta você me linkar aqui.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. cara eu queria ver
    mas nao deu tempo.
    falarao que foi legal
    mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida... não sabia dessas histórias curiosas sobre o Oscar.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir