PO Top - Melhores da Década

Com o inicio de 2010 se inicia uma nova década e, automáticamente, se conclúi a passada.
Por isso, o PO Top irá apresentar ao longo de todos os meses os melhores ou piores da última década.
O site IMDB também pensou nisso e fez um votação aberta para o público para eleger as 15 melhores produções da década.
Confira as 10 primeiras vencedoras:
10º - Os Infiltrados
A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.
09º - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
08º - Wall-e
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
07º - O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
Após a captura de Merry (Dominic Monaghan) e Pippy (Billy Boyd) pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto que Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.
06º - Amnésia
Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.
05º - Up - Altas Aventuras
Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.
04º - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.
03º - Cidade de Deus
Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
02º - O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.
01º - Batman - O Cavaleiro das Trevas
Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.
***************
A lista ainda traz A Vida dos Outros, O Pianista, A Viagem de Chihiro, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Réquiem para um Sonho.
Concorda com a lista?!?
Quem tiraria ou colocaria?
Deixe seu comentário e até o próximo PO Top.

Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

7 comentários :

  1. A lista é boa! Não é a que eu faria, mas tem filmes excelentes e até coincide em algumas posições.

    Desses aí, só não tive a oportunidade de ver "Os Infiltrados", "Cidade de Deus" e "Amnésia". Falhas graves no meu currículo de cinéfilo, aliás. Me Chamou a atenção a presença dupla do Chris Nolan, me agradou muito essa dupla menção, ele merece todos os prêmios desse século, foi ele que deu ao cinema contemporâneo seu auge.

    Ah, e adoro "Amélie", um dos meus preferidos. "Wall-e" e "Up", na minha humilde opinião, bem que poderiam trocar de lugar. E o meu "Senhor dos Anéis" preferido é o primeiro, apesar de excelente o último foi muito cansativo. O segundo é ação o tempo inteiro, muito bom também, ainda mais nas mãos de Peter Jackson. Ah, e "O Cavaleiro das Trevas" é mesmo muito merecedor desse primeiro lugar! :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ja assisti a maioria desses filmes da lista, sao mt bons mesmo......mas eu colocaria na lista o meu filme favorito de todos os tempos: O PODEROSO CHEFÃO

    http://alexandreterra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com quase todos, menos UP, que eu não assisti ainda e Cidade de Deus que eu realmente não gostei, mas fora isso todos são ótimos :)

    ResponderExcluir
  4. Devo dizer que são ótimos filmes, muito bem feitos em vários quesitos, só não vale descartar que há a possibilidade de curtas anônimos serem bem melhores doq ue esses filmes.

    ResponderExcluir
  5. O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei tem que ser o primeiro


    http://afffveioo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sei lá. Colocaria outros filmes na lista. Pode ser por não conhecer muito dos filmes da lista.
    Até mais,

    ResponderExcluir
  7. Eu não faria essas mesmas escolhas. Por exemplo,O Fabuloso Destino de Amelie Poulain não estaria entre os dez, nem estariam dois filmes como Up e Wall-E. Me surpreende que os três filmes da trilogia Senhor dos Aneis estejam aí - nunca tive paciência para vê-los até o final.
    A respeito de Amnésia, sempre quis vê-lo, mas ainda não tive a oportunidade.

    ResponderExcluir