Por Onde Anda - Raúl Juliá

Raúl Juliá (Raúl Rafael Carlos Juliá y Arcelay) nasceu em San Juan, Porto Rico, no dia 9 de março de 1940.
Desde criança Raul sempre foi meio rebelde. Mesmo com seu pai querendo que se torna-se advogado, ele foi em busca de seus sonhos e formou-se em artes dramáticas. A descoberta de seu talento foi pelo ator Orson Bean enquanto Raúl se apresentava em uma boate em San Juan. Em 1966, na cidade de Manhattan, passou a atuar em peças de Shakespeare, como Rei Lear em 1973 e Otelo em 1979.
Devido a seu sucesso nos teatros, foi convidado a atuar no cinema. Apesar de não ser seu primeiro filme, ficou mundialmente conhecido ao interpretar Valentin Arregui no filme brasileiro-estadunidense “O Beijo da Mulher-Aranha”. O filme conta a história de dois prisioneiros totalmente diferentes que dividem a mesma cela em uma prisão na América do Sul: um é Luis Molina, um homossexual que está preso por "comportamento imoral"; o outro é Valentin Arregui, um prisioneiro político. Para fugir da triste realidade que o cerca, Molina inventa filmes cheios de mistério e romance, enquanto Valentin tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive. Porém, a convivência aproxima os dois e faz com que se compreendam e se respeitem. O longa que conta com a participação de Sônia Braga que, até então, ainda não sabia nada de inglês.
Mas, seu personagem favorito de todo o público é o chefe da Família Adams, Gomez Addams.
Sua saúde fragilizou-se em 1993 em decorrência de um câncer no estômago, mas ele continuou atuando, fazendo o ativista brasileiro Chico Mendes em Amazônia em Chamas.

E... Por Onde Anda?!?

No dia 16 de outubro de 1994, enquanto relaxava em seu apartamento em Nova York, começou a passar mal. Raúl Julia sofreu um sério derrame cerebral, caindo em um profundo coma e vindo a falecer no dia 24 de outubro daquele ano, aos 54 anos. Seu corpo foi transportado a Porto Rico, onde foi enterrado. Vários artistas como Robert De Niro, Martin Scorcese, Penny Marshall e Danny DeVito chegaram a publicar dizeres em revistas em sua homenagem.
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comentários :

  1. Confesso que fiquei assustado ao começar a ler esse post!
    Eu sabia que o ator havia falecido e eu juro que pensei que você fosse dizer que ele está em algum lugar do mundo, ainda trabalhando ou fazendo qualquer outra coisa!

    Não conheço muito das obras do ator. O único personagem marcante - possivelmente o único que vi - foi como Gomes, de A Família Adams.
    Nunca o achei um magnífico ator; era apenas mais um na indústria cinematográfica.


    Leonardo, você sumiu do Literatura e Cinema e seu posts estão esparsos. O que tá acontecendo?! Vestibular?

    ResponderExcluir