De A á Z - Grande Otelo

(Confira a Parte 2)
ABC - Sebastião Bernardes de Souza Prata, ou simplismente conhecido como Grande Otelo, nasceu em Uberlândia, no dia 18 de outubro de 1915. Foi um ator, cantor e compositor brasileiro.

Alcoolatra - Seu pai morreu esfaqueado e a mãe era alcoólatra.

Batizado - Otelo nunca soube em que dia exato ele nasceu. Escolheu a data de 18 de outubro de 1917 porque foi a do seu batizado.

Cinema – Atuou em 118 filmes durante toda sua carreira.

Desinibição - desde cedo, revelava a desinibição que abriria caminho para a carreira de artista: metia-se na conversa dos mais velhos e cantava para eles - principalmente para os hóspedes do Grande Hotel de Uberabinha- mediante o pagamento de um tostão por música.

Escolinha - Trabalhou no humorístico Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 90.

Fámilia – Em 1954, casou-se com Olga Vasconcelos, mãe de quatro dos seus cinco filhos.

Grande - Na Ópera Nacional, onde estudou, ganhou dos colegas o apelido de Pequeno Otelo. Ele preferiu e se auto-entitulou The Great Otelo, mais tarde abrasileirado e dando a ele o nome pelo qual se tornaria conhecido: Grande Otelo.

História - Interpretou um filme baseado na sua própria história, “Moleque Tião”, primeiro longa produzido pela Atlântica Cinematográfica.

Inéditas – Um grande acervo foi mantado em homenagem a Grande Otelo. Foram encontrados manuscritos, livros da autoria do ator, e outros com dedicatórias de amigos e personalidades reconhecidas da cultura brasileira, letras de música compostas por ele e parcerias, discos em vinil, fitas cassete com os mais variados conteúdos, entre outros arquivos inéditos.

Jacques
- Aos oito anos de idade, três fatos não deixaram dúvidas sobre sua vocação: viu o filme O garoto, de Charles Chaplin, e ficou fascinado com a atuação do menino Jacques Cougan;

Livro – Lançou um livro de poesias em 1993 intitulado “Bom-Dia, Manhã”

Macunaíma - Um de seus grandes personagens foi em Macunaíma (1969), filme baseada na obra de Mário de Andrade.

(Confira a Parte 2)
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário