Por Onde Anda - Vinicius de Oliveira

Nascido em 7 de junho de 1985, em Bonsucesso, região norte da cidade do Rio de Janeiro, Vinicius de Oliveira viu sua carreira decolar ao interpretar Josué no filme Central do Brasil.

O sonho de Vinícius, na infância, era ser um famoso jogador de futebol. Fazia parte do time oficial de Bonsucesso, o Portuguesa, e participava de premiados torneios.

Porém, a renda na casa de Vinicius num era muito boa. Seu irmão mais velho começou a engraxar sapatos para ajudar no orçamento da casa. Vinícius, seguindo o exemplo do irmão, passou também a engraxar, no aeroporto Santos Dumont, para que pudesse suprir suas necessidades próprias e ajudar no orçamento familiar. Foi quando certo dia, Walter Salles o convidou para fazer um teste para o filme "Central do Brasil", em 1997. Ele foi escolhido entre mais de 1500 candidatos para o papel.

Com o apoio do diretor Walter Salles, passou a estudar em colégio particular, fez cursos de inglês e de teatro. Como parte da divulgação do filme "Central do Brasil", teve oportunidade de conhecer várias cidades da Europa e dos Estados Unidos e Canadá. Vinicius de Oliveira apresentou, ainda, um programa educativo no Canal Futura e participou do elenco da novela "Suave Veneno" da TV Globo, em 1999. Em 2001, participou do filme "Abril Despedaçado", também dirigido por Walter Salles. Em 2004, participou de um episódio do seriado "Carga Pesada".

E... Por Onde Anda?

Em 2008, Vinicius de Oliveira participou do filme "Linha de Passe", também dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, um dos 22 títulos que concorreram à Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2008.

Para participar de "Linha de Passe", Vinicius de Oliveira teve que freqüentar a escola de futebol que funciona no CFZ, o clube do craque Zico. No filme, Vinícius interpreta Dario, um adolescente da periferia de São Paulo apaixonado por futebol e que vê no esporte sua grande chance de inclusão social.

Vinícius mira outra meta artística, a direção. Mesmo antes de entrar para a PUC, onde, em 2008, cursa o primeiro ano de cinema, aproveitou todas as oportunidades para aprender o ofício: estudou o trabalho de Walter Salles e Daniela Thomas em "O Primeiro Dia" (1999); e funcionou como "estagiário de assistente de direção" de Eduardo Belmonte (de "A Concepção") no ainda inédito "Se Nada Mais der Certo", no qual ganhou também um papel.
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comentários :