De A á Z - Charles Chaplin - parte 2

Nomes - Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Charlot, na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, e como Carlitos, ou também, no Brasil, "O Vagabundo" ("The Tramp").

Oscar - Chaplin conheceu Oona O'Neill, filha do dramaturgo Eugene O'Neill. Casaram-se em 16 de Junho de 1943. Ele tinha 54 anos enquanto ela tinha 17. Este casamento foi longo e feliz, com oito filhos. Charlie ficou com Oona até morrer.

Porta - Chaplin não levava muito em conta nomeações como o Oscar. Seu filho descreve que ele deixava seu prêmio de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Este fato provocou a ira da Academia de Hollywood.

Quatro - Casou quatro vezes, sempre com mulheres bem mais jovens, e estas uniões não duravam muitos anos. Com sua segunda esposa, Lita Grey, Chaplin teve 2 filhos, e com a quarta esposa, Oona O´Neil, teve oito filhos.

Redação - O seu primeiro filme, “Carlitos Repórter”, estreado em fevereiro de 1914, mostrava as aventuras de um personagem cômico na redação de um jornal.

Sir - Em 4 de março de 1975, foi condecorado Sir pela Rainha Elizabeth II. Tal honra foi proposta pela primeira vez em 1956, mas vetada pelo departamento de imigração britânico, já que acreditava-se que Chaplin fosse comunista.

Totheroth - Desde o primeiro dos quinze filmes que realizou para a produtora Essanay, teve a colaboração de Rollie Totheroth, seu fiel câmera durante sua carreira nos Estados Unidos.

United - Em 1918 Chaplin criou seu próprio estúdio, o United Artists, juntamente com Douglas Fairbanks, Mary Pickford e D. W. Griffith. Na United Artists, Chaplin tornou-se a primeira, e provavelmente a única pessoa a controlar todos os setores da produção cinematográfica, incluindo seleção de elenco, direção, produção, edição e atuação.

Vagabundo - O Vagabundo, seu personagem mais famoso, usava um fraque, sapatos grandes, um chapéu e uma bengala. O personagem foi inspirado na infância pobre do próprio Chaplin, O Vagabundo tornou-se uma figura humana, adorada em todo o mundo.

Xadrez – Chaplin foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.


fraZes - "A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la Mas quem consegue, descobre tudo."

"O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar."

"O tempo é o melhor autor. Sempre encontra um final perfeito."

"Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade. Da mesma forma, pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida."
XYZ - Charles Chaplin morreu aos 88 anos no dia de Natal (25 de Dezembro) de 1977 em Vevey, Suíça em conseqüência de um derrame cerebral. Três meses depois, em 3 de março de 1978, mecânicos bulgaro-poloneses invadiram o cemitério na calada da noite, violaram a sepultura e roubaram o corpo na tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados à morte, o corpo foi recuperado onze semanas depois, no Lago Léman, e novamente enterrado, desta vez sob um tampão de concreto de dois metros de espessura (por ordem da família de Chaplin), como medida de precaução para evitar futuros problemas. Há uma famosa estátua de Chaplin no cimetério
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 comentários :

  1. Blog super legal amoor, você sabe muito beem falar soobre as peessoas;
    a história do Charles Chaplin é interessante
    aompanho seu blog e quero que acompanhe o meeu http://www.blogfadasininho.blogspot.com/

    Um beeijoo ;*

    ResponderExcluir
  2. Tem um presente no meu blog pra vc ! =)

    http://ogrobo71.blogspot.com/

    ResponderExcluir