De A á Z - Jerry Lewis - parte 2

Perdeu a parte 1? Clique aqui.

Misto - O filme que rodou em 1972 - The Day the Clown Cried - enfrentou problemas legais e acabou não sendo lançado. É inédito até hoje. Mostra um palhaço nazista, flautista como o de Hamelin, que leva crianças para a morte, em campo de concentração, na Segunda Guerra Mundial. Quem viu o copião, refere-se a ele como um misto de A Vida é Bela e A Lista de Schindler, muito antes deles.

Nobel da Paz - Em 1972 descobre que um de seus filhos contraiu distrofia muscular. Em compensação, foi indicado para o Nobel da Paz, por sua contribuição na luta contra a doença. "Jerry Lewis é um homem de todas as épocas, todas as pessoas, todas as vezes. Seu nome tem, nos corações dos milhões, tornar-se sinónimo de paz, amor e fraternidade." Com essas palavras, a congressista Les Aspin de Wisconsin concluiu sua proposta de nomeação de Jerry Lewis para o Pêmio.

Obesidade - Jerry também se tornou vítima de doença e chocou os fãs com uma obesidade descomunal, provocada pela droga cortisona, mas nem por isso perdeu o humor, como visto em uma entrevista na CNN a Larry King

Prêmios:
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical, por "Boeing, Boeing" (1965).- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante, por "O Rei da Comédia" (1983).- Recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro de Pior Ator, por "Trapalhões do Futuro" (1982).- Ganhou um Leão de Ouro em homenagem à sua carreira, no Festival de Veneza de 1999.
- Ganhou um prêmio especial pela carreira, no Festival de Veneza.
- Ganhou da AFL-CIO o Murray Green - Prêmio de Serviços Comunitários
...

Queda - Jerry caiu de uma grua durante a filmagem de Dupla em Sinuca e fratura a coluna. Para poder continuar o filme, passou a depender de analgésicos e cortisonas. Desesperado, chegou a pensar em suicídio, mas desistiu quando o filho Gary o surpreendeu com o revólver nas mãos.

Reencontro – Martin e Lewis se reencontraram em um programa beneficente, por iniciativa de Frank Sinatra. Jerry contou em uma entrevista a Larry King que se orgulhou de na hora contornar a surpresa e proferir sem querer uma grande tirada: perguntou a Dean se ele estava trabalhando. Martin morreu em 1995.

Spielberg - Quando deu aulas num curso de cinema na Universidade da Califórnia, Jerry Lewis teve como alunos nada mais nada menos que Steven Spielberg e George Lucas.

The Nutty Professor - Em 63, filmou um de seus filmes preferidos e considerado por muitos, sua obra-prima: O Professor Aloprado (The Nutty Professor), refilmado em 1996 e tendo como ator principal o comediante Eddie Murphy e inspirado em "O Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson.

Uma Du... - Uma Dupla em Sinuca (One More Time), 1969, foi o primeiro filme que Jerry dirigiu sem participar como ator. Os protagonistas são Peter Lawford e Sammy Davis Jr., ambos da turma de Frank Sinatra conhecida como The Rat Pack, da qual, coincidentemente, o ex-parceiro Dean Martin fazia parte.

Versátil - Entre filmes, o versátil e dinâmica Lewis também encontrou tempo para produzir a sua biografia, em 1996, assinou um contrato de US$ 1,5 milhão para escrever o livro, lançado nos EUA em 2007. Chama-se Dean and Me e ainda não tem tradução em português. Jerry criou o sistema de VideoAssist, usado hoje universalmente, que é uma câmera de vídeo acoplada à câmera com a película, de forma que o diretor assiste o que está sendo rodado em um monitor.

Walt Disney – Jerry é incluído numa lista dos Dez Melhores Cidadãos de Hollywood, juntamente com Walt Disney, Bing Crosby, Irene Dunne, Bob Hope, Danny Kaye, Debbie Reynolds, Jane Russell, Red Skelton e Loretta Young.

Xiiii - A vida do ator esteve por um fio em 1982, quando chegou a ser declarado clinicamente morto depois de sucessivos ataques cardíacos e teve três pontes de safena implantadas. Ele tem dores crônicas nas costas, câncer na próstata, diabetes e quase morreu de meningite em 1999. Desde 2001, luta contra uma fibrose pulmonar.

Yankees - Em 1995, foi o ator mais bem pago da Broadway, por sua atuação como o Diabo, na remontagem de Damn Yankees.

Fra Zs - "Quando dirijo, me faço de pai; quando escrevo, me faço de homem; quando atuo, me faço de idiota."

"Seguramente existem muitas razões para os divórcios, mas a principal é e sempre será o casamento."

XYZ
- Em 1966, Jerry criou o Telethon, um show anual de tevê que até hoje arrecadou 1,8 bilhão de dólares em prol da Distrofia Muscular. Jerry apresenta o programa desde então. O Projeto tem suas versões no mundo inteiro, inclusive no Brasil, apresentado pelo SBT.Em 2007, na última edição do Telethon, o comediante Jerry Lewis desculpou-se publicamente por ter feito uma piada considerada homofóbica e condenada por grupos em prol dos direitos dos homossexuais. O ator, de 82 anos, estava ao vivo durante seu evento anual, que objetiva arrecadar fundos para a Associação de Distrofia Muscular dos Estados Unidos. Em sua 42ª edição, o programa recebeu uma contribuição recorde de US$ 63,7 milhões.

Perdeu a parte 1? Clique aqui.
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário