Minuto Oscar


CURIOSIDADES - POLÍTICA


» As festas do Oscar nem sempre são dedicadas apenas à causa cinematográfica. Muitos artistas, engajados com causas políticas, aproveitaram a cerimônia para chamar a atenção da sociedade. Na década de 70, por exemplo, diversos atores e desconhecidos protestaram no Oscar contra a Guerra do Vietnã. Isso sem contar os discursos politizados de vários atores em outros anos, que levaram suas ideologias à festa


» Em 1974, um homem de smoking e crachá "Imprensa VIP" entrou nos bastidores da festa sem problemas. Quando David Niven anunciou o nome de sua companheira de apresentação, Elizabeth Taylor, o estranho, Robert Opel, atravessou o palco nu, carregando apenas um cartaz pedindo paz no Vietnã. Na cerimônia do ano seguinte, o mesmo conflito foi lembrado, desta vez por ganhadores do prêmio. Peter Davis e Bert Schneider (Corações e Mentes), ao subirem ao palco para receber o prêmio de Melhor Documentário, leram um telegrama enviado por um líder vietcong: "Por favor, transmita a todos os seus amigos na América o nosso reconhecimento por tudo que têm feito em prol da paz no Vietnã". Este episódio enfureceu Frank Sinatra e Bob Hope, republicanos ferrenhos e ardorosos defensores da participação dos EUA na guerra.


» Em 1978, nas imediações do local de entrega do Oscar, grupos palestinos e judaicos entraram em choque por causa da indicação de Vanessa Redgrave ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por Júlia. Motivo: a atriz havia feito a narração de um documentário simpático à causa palestina. Vanessa recebeu o prêmio e fez um discurso elogiando os palestinos e à Academia, por não se deixar influenciar pelas manifestações contrárias à sua indicação. Seu discurso acabou despertando a fúria de grande parte da platéia, de maioria judaica.


» Em 1994, o casal Susan Sarandon e Tim Robbins, convidado para a entrega de um dos prêmios, aproveitou o momento para protestar contra a quarentena imposta aos cubanos com Aids na base americana de Guantâmano. A Academia não ficou muito satisfeita com o protesto e o casal só voltou a participar de uma cerimônia três anos depois, em 1997.

Fonte: Cineclik
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário