Minuto Oscar


CURIOSIDADES - ATRIZES


» Em 1937, Alice Brady foi anunciada a vencedora na categoria de Atriz Coadjuvante por Na Velha Chicago. Alice não compareceu à festa, tampouco mandou um representante. Mesmo assim, um desconhecido (e bem cara-de-pau) se dirigiu ao palco, recebeu o prêmio, agradeceu e foi embora livre e desimpedido para nunca mais aparecer. A Academia só tomou alguma providência dez dias depois, enviando à atriz uma nova estatueta.


» Hattie McDaniel foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar. Isso aconteceu em 1939 por sua performance em ...E O Vento Levou. Como a ama rebelde de Scarlet O'Hara, ela foi agraciada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Foi também a primeira vez que uma atriz negra comparecia à cerimônia do prêmio.


» No mesmo ano e pelo mesmo filme, a estreante em Hollywood Vivien Leigh chegava à consagração quando anunciaram seu nome como a Melhor Atriz do ano. Vivien foi a primeira atriz inglesa a receber um Oscar.


» O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942 por Rosa de Esperança, foi o mais longo da história: passou de uma hora.


» Algumas atrizes foram agraciadas pela Academia sem ter uma fala no roteiro. Foram elas: Jane Wyman, Melhor Atriz por Belinda (1948); Patty Duke, Melhor Atriz Coadjuvante por O Milagre de Anne Sullivan (1962); Marlee Matlin, Melhor Atriz por Filhos do Silêncio (1986); e Holly Hunter, Melhor Atriz por O Piano (1993).


» Definitivamente, a festa do Oscar é motivo de nervosismo entre os artistas, especialmente quando se trata de um concorrente à estatueta. Na festa de 1952, Shelley Winters (Um Lugar ao Sol) - falecida em 2005 -, certa de ouvir seu nome ao ser anunciada a ganhadora do Oscar de Melhor Atriz, levantou-se para receber o prêmio. Mas, na verdade, a chamada foi Vivien Leigh (Uma Rua Chamada Pecado). Vittorio Gassman, marido de Shelley na ocasião, conseguiu puxá-la, caindo os dois no chão. Disfarçando o máximo possível, o casal conseguiu engatinhar de volta aos seus lugares.


» Enquanto um Oscar pode ser a ascensão de uns, o prêmio pode ser considerado o início da queda de outros. Decepcionada por não ter recebido o Oscar que esperava por sua atuação no filme Nasce Uma Estrela, em 1954, Judy Garland imergiu lentamente no alcoolismo e cometeu suicídio em 1969.


» Simone Signoret foi a primeira atriz a ganhar um Oscar pela interpretação em um filme inglês. Foi em 1959, por Almas em Leilão, que também ganhou o prêmio de Roteiro Adaptado.


Fonte: Cineclik
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário