Minuto Oscar


CURIOSIDADES - ATORES


» Um empate aconteceu na categoria de Melhor Ator, em 1932. Wallace Beery (O Campeão) e Fredric March (O Médico e o Monstro) dividiram o prêmio. E nem mesmo a Academia pôde prever o resultado. A estatueta foi entregue por Norma Shearer para March, mas ela teve de voltar ao palco para anunciar que os votos haviam sido recontados e acontecera um empate. Uma estatueta extra teve de ser buscada às pressas.


» Até 1934, Clark Gable era considerado um ator de menor importância. No entanto, naquele ano, ele foi emprestado à Columbia (o ator era da MGM) para rodar um filme do qual ninguém queria fazer parte. Era Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra. O resultado foi a primeira premiação da história do Oscar em todos os prêmios principais (Filme, Diretor, Atores, Roteiro) e a consagração de Gable como o "rei" de Hollywood.


» Em 1944, Humphrey Bogart, que concorria por sua atuação em Casablanca, levantou-se ao ouvir o nome chamado como vencedor na categoria de Melhor Ator. Quando percebeu que o premiado foi Paul Lukas (Horas de Tormenta), começou a aplaudir o vencedor de pé para disfarçar a gafe.


» Ganhar um Oscar é a consagração de um profissional do cinema. Por isso, quem ganha um nunca esquece e cuida muito bem de sua estatueta. Mas não foi isso que aconteceu com o ator Barry Fitzgerald. Em 1945, ele ganhou o prêmio de Ator Coadjuvante pelo filme O Bom Pastor, mas teve pouco tempo para exibir seu prêmio. Conhecido adepto do golfe, o ator estava praticando dentro da sala da sua casa quando uma tacada mais forte acertou em cheio seu Oscar, arrancando a cabeça da estatueta.


» O ator que teve a atuação mais curta premiada com um Oscar foi o saudoso Anthony Quinn. Ele apareceu em Sede de Viver por apenas oito minutos e sua performance rendeu-lhe o troféu de Melhor Ator Coadjuvante em 1957.


» Se Anthony Quinn recebeu um Oscar por sua breve performance, John Mills ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por A Filha de Ryan (1970) sem falar absolutamente nada.


» Sidney Poitier foi o primeiro negro a receber um prêmio de Melhor Ator. Isso aconteceu em 1964, pelo filme Uma Voz nas Sombras. Compreendendo que aquele era um momento histórico, Poitier descreveu em sua autobiografia o que se passava em sua cabeça momentos antes de receber o prêmio: "Não vou subir lá e ficar fazendo papel de bobo. A primeira coisa que vão dizer será: 'É o primeiro negro a vencer e não consegue abrir a boca.' Pense, Sidney, pense!" Na cerimônia de 2002, Poitier recebeu um prêmio especial da Academia pelo conjunto de sua obra.


Fonte: Cineclik
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário