Minuto Oscar


A Criação


Sempre que se fala da estatueta dourada é impossível deixar de lembrar da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. A idéia de uma Academia de Cinema surgiu na década de 20, sob a liderança de Louis B. Mayer, presidente da Metro Goldwyn Mayer (MGM). Trinta e seis pessoas, entre diretores e atores, formaram o grupo de membros fundadores. A academia foi criada em 4 de maio de 1927, como uma associação não lucrativa e a concessão de prêmios por mérito era apenas um dos seus objetivos. "Melhorar a imagem da indústria do cinema e seus membros, promover e encorajar avanços técnicos e artísticos, distribuir prêmios de méritos para as melhores realizações": esses eram os objetivos da Academia.


A Estatueta - Parte 1


A princípio, o Oscar não era Oscar. Quer dizer, a estatueta já existia, mas não era chamada de Oscar. E quem imaginou a estatueta de um homem nu em cima de um rolo de filme segurando uma espada? Foi Cedric Gibbons, diretor de arte da Metro, quem a desenhou e o escultor George Stanley a confeccionou. Quanto ao nome Oscar, há três versões e três pessoas que se dizem responsáveis pelo apelido: Bette Davis, a bibliotecária Margaret Herrick e o colunista Sidney Skolsky. Bette Davis apelidou o prêmio de Oscar porque ele se parecia com as costas de Harmon Oscar Nelson, seu marido na época. Já a bibliotecária Margaret, mais tarde secretária executiva da Academia, teria dito que a estatueta se parecia com seu tio Oscar. E o famoso colunista de Hollywood Sidney Skolsky diz que foi ele quem inventou o nome porque estava cansado de se referir ao prêmio como estatueta. O fato é que o apelido pegou.


Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comentários :