Minuto Oscar


Histórico da Apresentação


A primeira apresentação dos prêmios foi em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood. Os troféus eram referentes à temporada de 1927/28 e teve um banquete para 270 pessoas. Após o jantar, houve a entrega de 11 prêmios e nove discursos, inclusive o de Louis B. Mayer. Em sua primeira edição, a Academia entregou 11 prêmios. No segundo ano, os prêmios foram conferidos para apenas sete categorias. Hoje, o número de categorias varia entre 23 e 25. O número foi se alterando no decorrer dos anos, refletindo o desenvolvimento da indústria cinematográfica, como o surgimento do som e da cor. Em 2002, foi criada a categoria Animação.

Nada dos cinco indicados em cada categoria, como se tornou tradicional nas últimas décadas da premiação. Nem de os membros da Academia escolherem os indicados. Nos primeiros anos, os finalistas eram escolhidos por um comitê de 20 pessoas, mas somente cinco delas decidiam os vencedores. No terceiro ano, Mary Pickford foi acusada de ter sido ajudada pelos juízes e a escolha passou a ser feita pelos membros da Academia, já 400 na época. Nos seis primeiros anos do Oscar, os prêmios eram por temporada, como acontece hoje nas premiações de TV. A partir de 34, o critério passou a ser o ano: só concorriam os filmes lançados de 1º de janeiro até 31 de dezembro. Concorrem os filmes de longa-metragem em inglês ou com legendas em inglês, qualquer que seja seu país de origem, desde que tenham sido exibidos em 35 milímetros, com entrada paga, em um cinema da área de Los Angeles, durante o ano, e essa exibição tenha sido de, no mínimo, uma semana.


A partir de 1935, os prêmios passaram a ser fiscalizados pela Price Waterhouse, para evitar que os estúdios que controlavam a Academia também controlassem os prêmios. Afinal, na primeira década do Oscar, o estúdio de Mayer, a Metro, teve 155 indicações e 33 prêmios, duas vezes mais que qualquer dos outros estúdios. Com a entrada em cena da Price Waterhouse chegaram os atuais envelopes selados e secretos. Atualmente, a Price Waterhouse tem a missão de tabular os votos e, antes da entrega, só os diretores da empresa sabem do resultado.

Fonte: Cineclik
Share on Google Plus

About Leonardo Marques

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários :

Postar um comentário